Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, veículos maiores são responsáveis pelos menores e motorizados pelos não motorizados. Isso acontece porque os motociclistas são a parte mais frágil do trânsito, perdendo apenas para bicicletas e pedestres.
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De acordo com o relatório da CET São Paulo (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), em 2014, apenas na cidade, 440 motociclistas morreram em acidentes de trânsito, contra 207 motoristas ou passageiros de automóvel. No Brasil, esse número sobe para 12 mil.
Para evitar que essas estatísticas cresçam, é fundamental que a motociclista tome alguns cuidados, que apesar de simples, são fundamentais para proteger a vida no trânsito.
Cuidados ao andar de moto
Cuidado nas curvas. Curvas são sempre um ponto crítico e, para sair nem delas, é preciso reduzir a velocidade antes de começar. Se, por algum descuido você entrar rápido, não se desespere: diminua a velocidade aos poucos. Frear bruscamente pode desequilibrar a moto e provocar um acidente.
Atenção no corredor. Andar no corredor não é proibido, embora seja uma prática recomendada apenas para os motociclistas mais experientes. Se você faz parte deste time, tente não permanecer no ponto cego dos carros. Para encontrá-lo, olhe no retrovisor do motorista: se você não vê os olhos dele, ele também não te vê.
Isso nem sempre é fácil já que a maioria dos carros tem vidro escuro, mas é um treinamento que pode ajudá-la a identificar esses pontos intuitivamente. E não se esqueça de que lugar de moto também é no espaço dos carros.
Antecipe problemas. A direção preventiva consiste em estar sempre atenta para se antecipar a situações. Mantenha uma distância segura do veículo da frente, nunca se esqueça de dar seta, faça do retrovisor seu melhor amigo e use a buzina quando precisar ser vista (com moderação, claro). Em cruzamentos, dê uma paradinha e espere para seguir mesmo se a preferencial for sua, afinal, nunca se sabe quem vem do outro lado.
Fique esperta na chuva. Durante a chuva, as rodas podem perder a aderência com o solo, favorecendo acidentes. Para evitar que isso aconteça, faça todos os comandos de forma suave e redobre a atenção. Se o aguaceiro apertar, é melhor não arriscar: pare em um local seguro, como acostamento ou um posto de combustível e espere diminuir.
Seja prudente com o garupa. Levar alguém na carona da moto pode não ser tão simples quanto parece. O garupa interfere muito na estabilidade do conjunto, por isso, precisa ter noções básicas de equilíbrio, jogando sempre o corpo para o mesmo lado que o motorista e a motocicleta. Converse com o carona antes e só o leve se estiver 100% segura.





