Enxergar os próprios defeitos e aprender a lidar com essas características é uma tarefa difícil que requer autoconhecimento. Definir metas e prazos, e organizar a rotina são ótimas maneiras de alcançar os objetivos e aumentar a produtividade. Contudo, o problema é quando a pessoa torna-se controladora demais e não consegue perceber isso.
Leia também
Como lidar com a frustração: 5 dicas para dar a volta por cima
Significado dos pesadelos mais comuns: está caindo, morte, nudez e mais
5 piores tipos de colegas de trabalho e como lidar com eles
Veja na galeria de fotos cinco sinais de que você é uma pessoa controladora demais e que precisa maneirar na dose de controle:

Falta de confiança
Não sentir confiança na maioria das pessoas que te cercam, seja para a execução de uma tarefa importante ou uma atividade cotidiana, é o primeiro sinal de que você é uma pessoa controladora. A dica é ponderar se essas pessoas realmente já fizeram algo que merecer essa desconfiança.

Excesso de atividades
Por não confiar naqueles que estão próximos, a pessoa controladora acaba sobrecarregada com tarefas que podiam ser distribuídas. A tendência de uma pessoa com essa característica é acumular cada vez mais funções e responsabilidades por acreditar que ninguém vai ser capaz de realizar aquilo como ela.

Medo de mudanças
A pessoa controladora geralmente tem medo de mudanças. A ideia de que as coisas não vão acontecer da maneira como ela planejou a incomoda e faz com que ela perca o bom humor e até mesmo o equilíbrio.

Onipotência
Outra característica comum a pessoas controladoras é o sentimento de onipotência. Por não confiar plenamente na capacidade dos outros, como confiam em si, os controladores acreditam que são os “donos da verdade” e que todos devem receber suas ordens sem pestanejar.

Invasão de privacidade
Cair na tentação de invadir a privacidade do outro na tentativa de controlá-lo é outro sinal comum de que a pessoa é controladora. Bisbilhotar redes sociais e e-Significado dos pesadelos mais comuns: está caindo, morte, nudez e maismails e prestar muita atenção na conversa alheia são maus hábitos que podem indicar isso.





