6 coisas que você sempre faz a contragosto, só para agradar os outros

Você já sabe que, para manter uma boa relação com amigos, familiares, namorado e colegas de trabalho, ceder e ser “obrigada” a fazer algumas coisas que não são necessariamente prazerosas é essencial. Porém, existe uma grande diferença entre fazer acordos sociais e apenas tomar atitudes para agradar os outros, mesmo a contragosto. Confira algumas situações em que você acaba ignorando sua autoestima em nome de terceiros:

Leia também:
5 sinais de que você não está nem aí para o que os outros pensam 
Como aumentar a autoestima: psicóloga fala sobre sintomas e tratamento
5 hábitos que destroem sua autoestima (para nunca mais repetir!)

1. No dia do seu aniversário, tem vontade de passar a data em casa, tranquila, sem festejar, mas por pressão de amigos e familiares acaba promovendo uma reunião ou até mesmo indo a alguma balada.

2. Você está de dieta, tem vontade de se alimentar bem, mas não leva uma marmita para o trabalho porque imagina que deve sempre sair para comer com os colegas de emprego nos lugares decididos por eles para não parecer antissocial.

3. Você não aguenta mais receber convites de amigos nas redes sociais para participar de eventos, mas sempre aceita sem debater só para não parecer inconveniente.

4. Você cumpre todas as suas tarefas de maneira organizada, mas frequentemente fica mais tempo no trabalho fazendo hora extra só porque uma colega pediu ajuda para terminar algo que era de responsabilidade dela.

5. Você odeia sol, mar e multidão, mas todo feriado prolongado vai com amigos ou parentes para a praia, só para não parecer “chata” ou desagradável. Que tal propor novos passeios para, de vez em quando, fazer valer suas vontades?

6. Se no relacionamento amoroso você sempre é obrigada a ceder e nunca consegue o que realmente deseja provavelmente se importa mais com o parceiro do que consigo mesma, minando sua autoestima na relação.