6 tipos de chefe e como lidar com eles para não se estressar no trabalho

Você provavelmente já ouviu o ditado “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, certo? No entanto, levar esse lema para a vida profissional pode ser uma tarefa desgastante e estressante, já que você precisa lidar com diferentes tipos de personalidades, demandas e cobranças no ambiente de trabalho. Para tornar o dia a dia mais leve, veja quais são as formas mais tranquilas de lidar com cada tipo de chefe, sem gerar atrito com ele e sem te dar muita dor de cabeça.

Leia também:
Marketing pessoal: 8 dicas para se destacar no trabalho 
19 coisas que você faz e que irritam seus colegas de trabalho 
5 piores tipos de colegas de trabalho e como lidar com eles

Chefe perfeccionista
Para ele o trabalho nunca está bom de verdade e os padrões de cobrança parecem inalcançáveis. Esse tipo de chefe é detalhista e examina minuciosamente o resultado de cada trabalho. Esse perfil pode ser bom, quando ele sabe dar um bom feedback e contribuir para o aprimoramentos dos funcionários ou ruim, quando ele só sabe apontar erros.

Como lidar?
Procure identificar quais são as exigências mais recorrentes, quais detalhes no trabalho o deixam mais satisfeito e não descuide desses fatores ao executar uma tarefa. Além disso, peça o máximo de orientações possíveis quando ele requisitar um trabalho, assim você já fica sabendo quais são as expectativas.

Chefe amigo
Ele é brincalhão, se dá bem com a equipe e até participa do happy hour. Essa proximidade pode facilitar o trabalho, já que existe maior abertura ou dificultar, porque fica mais difícil separar o relacionamento pessoal do profissional.

Como lidar?
Embora esse perfil de chefe sugira maior intimidade e amizade com a equipe, é importante que você saiba diferenciar esse relacionamento e não se esquecer de que ele é seu chefe. Procure não relaxar a produção porque acha que seu chefe é compreensivo.

Chefe ditador
Geralmente não sabe muito bem como trabalhar em equipe, não aceita opiniões e se coloca no centro de todo o trabalho – ele tem certeza de que, sem ele, a equipe não trabalhará direito. Na equipe dele, a rotatividade costuma ser alta, já que sua irredutibilidade irrita e desmotiva os funcionários.

Como lidar?
Com uma pessoa que não admite opiniões e que diminui sua equipe, reflita se o trabalho vale a pena a ponto de você achar necessário submeter-se a ele. Se sim, vale a premissa “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Se não, pode ser hora de procurar outras oportunidades. De qualquer maneira, lidar com esse tipo de chefe torna você mais flexível e mais resistente para os próximos trabalhos.

Chefe fantasma
Ele nunca está lá e você tem a sensação de que ele não tem ideia do que os membros de sua equipe estão fazendo. Raramente ele oferece um bom feedback e não colabora para a realização do trabalho de nenhum funcionário.

Como lidar?
Nesses casos, a necessidade de autogestão da equipe geralmente faz surgir a figura de um funcionário líder. É importante que todos os funcionários mantenham-se mais unidos, dividam entre si as tarefas e deem mais atenção a análise dos funcionários.

Chefe ansioso
Seja por personalidade ou por inexperiência na área, esse chefe é aquele que cobra resultados exaustivamente, que exagera no acompanhamento das tarefas e acaba deixando toda a equipe impaciente.

Como lidar
Peça para que ele estabeleça prazos e prioridades para a resolução de tarefas. Assim, você sabe o que precisa fazer primeiro e qual é a data limite. Quando ele te cobrar, lembre-o desse cronograma.

Chefe indeciso
O que era prioridade ontem, hoje já não é mais. As opiniões e humor dele mudam o tempo todo e a equipe nunca consegue saber quais são os trabalhos, de fato, mais urgentes, quais são os prazos e quais são as exigências, já que esses fatores mudam o tempo todo.

Como lidar?
O melhor jeito de lidar mais tranquilamente como esse tipo de chefe é ter guardado todos os pedidos dele. Dessa forma, você tem como comprovar que executou a tarefa que ele mesmo pediu, caso ele faça cobranças inadequadas e repentinas.