7 dicas para ser uma pessoa mais tolerante em 2015

por | dez 5, 2014 | Comportamento

Quando o fim do ano vai se aproximando, o dia a dia cada vez mais agitado e exigents com o corpo e com a mente, além do cansaço físico, tem como um dos reflexos a diminuição da tolerância com pessoas e situações adversas. O problema é que ser uma pessoa intolerante pode prejudicar não só seus relacionamentos, mas também sua tranquilidade pessoal. Confira sete dicas para colocar em prática hoje e entrar em 2015 com mais leveza.

Leia também:
Me arrependi e agora? 7 conselhos para seguir em frente
Você é infeliz? Sintomas indicam se há algo errado em sua vida 
5 atitudes que dão sorte e podem ser paticadas todos os dias

Ouça mais
Antes de falar, aprenda a ouvir mais – e ouvir de verdade, procurando avaliar e considerar o que a outra pessoa diz. Com isso, fica mais fácil abrir espaço para conversas sadias e produtivas. Além disso, mesmo que você discorde do discurso que está ouvindo, fica mais fácil debater de forma mais respeitosa.

Respire fundo
Oxigenar o cérebro é um ótimo truque para se acalmar e exercitar a paciência. Essa técnica ajuda a diminuir a ansiedade e o nervosismo e ajuda a equilibrar emoções e analisar. Por isso, antes de dar uma resposta a alguém ou tomar uma atitude procure respirar fundo, isso ajudará a evitar conflitos desrespeitosos.

Reclame menos
Externar a insatisfação com a vida constantemente pode apenas piorar a situação e te tornar uma pessoa amargurada e intolerante. Treine-se a enxergar o lado positivo e não deixe que a insatisfação se torne um hábito.

Lide com conflitos
Procure resolver conflitos de forma pacífica e inteligente, em vez de deixá-los sem solução (o que pode fazer você remoê-los por muito tempo), procure encerrá-los. Isso vai te ajudar a melhorar seu relacionamento com as pessoas e deixar sua consciência mais leve.

Cuidado com o mau humor
Quando estiver estressada, cansada ou simplesmente em um dia ruim, evite entrar em discussões, você pode acabar agindo por impulso e tornando a situação ainda mais grave. Além disso, o mau humor tende te deixar mais explosiva e muito menos tolerante.

Seja compreensiva
Colocar-se no lugar do outro é uma doa dica para ser mais compreensiva com defeitos e problemas particulares das pessoas com que você se relaciona. Essa empatia ajuda a diminuir a agressividade e a impaciência e, assim, ajuda a diminuir a intolerância em relação às diferenças.

Seja menos controladora
Você tem o hábito de querer manter tudo sob o seu controle? Então saiba que essa mania pode gerar um grande desgaste emocional, que acaba se refletindo na maneira como você lida com as pessoas e situações do dia a dia. Deixe algumas coisas simplesmente acontecerem, assim você relaxa mais e até pode acabar se surpreendendo com os resultados.