Quem acompanha a vida dos artistas sabe que muitos deles iniciaram sua carreiras ainda pequenininhos, com trabalhos marcantes e que renderam frutos por anos e anos.
Bruna Marquezine, Sandy e Junior, Britney Spears e Leonardo Di Caprio são apenas alguns exemplos de famosos brasileiros e internacionais que descobriram logo cedo suas vocações e receberam o apoio e cuidado de seus responsáveis para que pudessem se tornar profissionais, mesmo ainda sendo menores de idade.
Alguns outros, contudo, não tiveram a mesma sorte. Abaixo, reunimos 10 artistas mirins cujos pais se envolveram em polêmicas ao serem acusados de explorar os filhos.
Artistas mirins: relações com pais se tornaram polêmicas
Michael Jackson

A história conturbada da infância de Michael Jackson nunca foi um segredo. Durante o período em que o “rei do pop” e seus irmãos formavam o grupo The Jackson 5, seu pai, Joe, os obrigava a cumprir rotinas exaustivas de ensaios.
Além disso, o homem ainda agia de forma extremamente agressiva com os filhos, usando xingamentos, espancamentos e até chicotadas como forma de “discipliná-los”.

Segundo relatos já feitos na mídia, Michael Jackson era o filho que mais sofria com os abusos do pai, chegando até mesmo a vomitar quando ficava perto dele.
Melody

Com apenas 14 anos, Melody já tem uma vida pública cercada de polêmicas.
A jovem ficou conhecida com apenas oito anos, quando começou a compartilhar no Facebook vídeos com falsetes e paródias por incentivo de seu pai, o MC Belinho. Em pouco tempo, ela conseguiu reunir mais de meio milhão de fãs em seus dois perfis na rede social.
No mesmo ano, contudo, o pai da menina foi investigado pelo Ministério Público por conta da exposição na internet não só de sua filha, mas também outros “MCs mirins” empresariados por ele, como Pikachu e Brinquedo, por exemplo. Segundo o MP, as letras de música e apresentações destes pequenos artistas eram uma “violação ao direito, ao respeito e à dignidade de crianças/adolescentes”.
https://www.instagram.com/p/CBtLHgjA2DZ/
Antes de surgirem as questões judiciais, Mc Belinho chegou a defender seu trabalho com a filha, garantindo que não a obrigava a fazer nada.
“Ela faz tudo sozinha. Falam que vão denunciar pro Conselho Tutelar, mas não vamos parar, podem denunciar até pro Papa. Falam que vão tirar a guarda dela. Tem é que denunciar criança que vende bala e chiclete na rua, criança que mora em abrigo. Ela estuda, é educada, a gente dá tudo do bom e do melhor”, disse em entrevista ao “Extra”, em 2015.
https://www.instagram.com/p/CVy-SN2tM8q/
A exposição e sexualização de Melody nas redes sociais com tão pouca idade também colocou em risco o direito de seu pai seguir com sua guarda cerca de três anos após as primeiras polêmicas envolvendo a Justiça.
Por fim, em 2019, Mc Belinho decidiu mudar o foco da carreira de Melody após o perfil do Instagram da menina ser retirado do ar por conta de uma série de novas denúncias ao Ministério Público. Na ocasião ela tinha 11 anos.
Brooke Shields

Com apenas 10 anos de idade, a artista foi fotografada nua para a revista Little Woman, após sua mãe, a famosa atriz e produtora de cinema Theri Shields, dar autorização para o ensaio fotográfico ser feito.
Depois que sua imagem foi republicada pela revista Playboy, a imprensa passou a questionar as decisões da matriarca, a acusando de abusar financeiramente da menina.
Passados alguns meses desta primeira polêmica, Theri permitiu que a filha interpretasse uma garota de 13 anos que precisa se prostituir para sobreviver no longa “Pretty Baby”.

Mais uma vez, não demorou para que as críticas à mãe começassem a surgir, mobilizando inclusive várias organizações se posicionaram contra esta situação.
Foi só depois de quase 20 anos trabalhando como artista que Brooke finalmente decidiu se separar de sua mãe e contratar um novo empresário.
Macaulay Culkin
O astro de “Esqueceram de Mim” também sofreu na mão de seu pai, Kit Culkin, conhecido como um dos responsáveis mais implacáveis, cruéis e ambiciosos de Hollywood.
Além de ser obrigado a trabalhar horas extras e ficar acordado por dias por conta da profissão, o ator ainda passou por agressões físicas e emocionais durante a infância.
Aos 15 anos, Macaulay conseguiu se emancipar e se tornar o único responsável por suas finanças. Já aos 16, foi preso por porte de drogas e, ao ser solto, conseguiu se mudar com sua família para outro estado, se mantendo longe do pai abusador.
Scarlett Johansson
Segundo relatos divulgados na imprensa, Scarlett teve sua carreira artística dirigida pela mãe desde os 9 anos.
Melanie Sloan ficou responsável pelas finanças da filha para que pudesse receber 10% de todos os ganhos que a menina acumulava em seus trabalhos, desde comerciais de televisão a participações especiais ou papéis principais.
Desde então, Scarlett foi quem bancou todas as despesas e até se encarregou do sustento da família por quase uma década.

Mesmo tendo uma boa relação com a mãe, contudo, ela decidiu demiti-la em 2009, quando já tinha 25 anos, argumentando que precisava cortar algumas despesas.
Meses após perder o cargo, Melanie comprovou que explorava financeiramente os ganhos da jovem quando vendeu sua casa por US$ 1,4 milhão, comprada com o dinheiro da filha.
Judy Garland

Conhecida por seu papel em “O Mágico de Oz”, de 1939, Judy passou momentos difíceis com sua mãe durante a infância e adolescência.
Pouco tempo após assinar seu contrato com a empresa MGM, seu pai morreu. Com isso, ela ficou sob os cuidados de sua mãe, a quem descrevia como “a verdadeira bruxa má”.
Sua rotina de trabalho consistia em cronogramas quase impossíveis de serem cumpridos, com a gravação de dois ou três filmes simultaneamente.
Além disso, ela todos os dias Judy tinha três horas de aula pela manhã, seguidas por ensaios de canto e, por fim, o dia inteiro de filmagens – que, às vezes, se estendiam até as cinco da manhã.
Com apenas 16 anos, a atriz começou a sentir os efeitos negativos das escolhas profissionais feitas por sua mãe, ao se tornar dependente de uma dieta de pílulas.
Ariel Winter

Filha da empresária Crystal Workman, a intérprete de Alex Dunphy na série “TV Modern Family” começou a ser levada para testes profissionais com apenas dois aninhos.
Depois de 15 anos vivendo situações de exploração, a famosa decidiu processar sua mãe sob alegações de ter sofrido abusos físicos, emocionais – envolvendo principalmente sua autoestima – e financeiros.

Com apoio das autoridades e de sua família, Ariel ganhou o caso e passou a viver com sua irmã, a também atriz Shanelle Workman.
Lindsay Lohan
Destaque na imprensa sempre que se envolvia em uma nova polêmica em sua vida adulta, Lindsay Lohan viveu momentos difíceis também em sua infância, quando se tornou a única fonte de renda da família.
Desde pequena, a atriz de “Operação Cupido” e “Meninas Malvadas” precisou encarar a pressão de um pai violento e ambicioso, que queria que ela se tornasse uma artista mirim.
A difícil relação com o homem, somada à falta de apoio da mãe, levaram Lindsay a cair no mundo das drogas, se envolver em uma série de polêmicas e se afastar dos holofotes por cerca de dez anos, até decidir entrar na reabilitação e, aos poucos, reerguer sua vida pessoal e profissional.
Jennette McCurdy

Jennette se tornou uma estrela mirim ao dar vida à Sam no seriado “iCarly”, da Nickelodeon. A carreira como atriz, contudo, não partiu de um desejo dela, mas sim de sua mãe, que já a pressionava desde os seis anos para se tornar artista.
Em entrevista concedida à revista People em 2021, a artista revelou que sofreu com depressão, bulimia e anorexia, por ter sido obrigada por Debra McCurdy a seguir dietas rigorosas que mal conseguia manter.

Além disso, com apenas 10 anos, ela foi levada pela matriarca para clarear os dentes e os cabelos e, aos 11, foi ensinada sobre a contagem de calorias.
Falecida de câncer de mama em 2013, a mulher ainda foi sua empresária durante quase toda sua carreira, se tornando a única pessoa com acesso ao dinheiro da filha.

“Sei que se minha mãe estivesse viva, eu ainda teria um distúrbio alimentar. […] Foi apenas a distância dela que me permitiu ficar saudável”, declarou a artista ao tabloide.
Depois de quase dez anos de luta, Jennette buscou ajuda de terapia, conseguiu se recuperar em 2018 e se tornou uma ativista contra os transtornos alimentares.
Rita Hayworth

Falecida em 1987, Rita foi uma grande atriz de Hollywood que iniciou sua carreira como dançarina com apenas dez anos, se apresentando ao lado de seu pai, também dançarino.
Aos 14 anos, ela já fazia shows em casas noturnas acompanhada do responsável e era apresentada por ele como sua mulher.
Além de ensinar truques de sedução para a filha conquistar o público, o homem ainda era sistematicamente abusada sexualmente por ele.
