Bicicleta no trânsito: dicas de segurança para ciclistas

Opção para melhorar a mobilidade urbana, a qualidade do ar e ajudar a preservar o meio ambiente, as bicicletas são veículos que fazem parte do trânsito. Assim como os carros e motos, elas precisam obedecer a regras e, quem conduz, deve estar protegida e com olhos e ouvidos bem atentos.

Para ter segurança, a preocupação deve começar antes mesmo da compra da bike. “Na hora de escolher o modelo, é preciso analisar o produto, garantir que se mova bem, que o freio funcione de imediato quando acionado e que os pneus também sejam bons”, indica o presidente da União de Ciclistas do Brasil e responsável pelo site Escola de Bicicleta, Arturo Alcorta.

Também é importante pensar na altura. Segundo o especialista, os modelos esportivos deixam o corpo muito curvado e a ciclista pode desaparecer em meio aos outros veículos. Os muito grandes também não são bons, pois prejudicam a mobilidade. O ideal é que a altura seja proporcional ao corpo, para que ele fique relaxado e confortável.

Depois de ter a bicicleta ideal, é hora de pedalar. Para isso, pelo atual Código de Trânsito, é obrigatório usar refletores nos pedais e nas rodas dianteira e traseira, espelho e campainha. Também é preciso estar de roupas claras, como branco e amarelo, para aumentar a visibilidade dos motoristas. “Embora não esteja na lei, quem puder e quiser andar mais segura, é interessante usar farol e lanterna traseira. Essas medidas são necessárias não só nas ruas, mas também nas ciclovias”, aconselha Alcorta.

Andar na mão certa – nada de confiar naquela máxima de que é preciso pedalar na contramão para ver os carros, você é que precisa ser vista! –, à direita da pista, respeitar sinalização e semáforos e evitar trânsito pesado são medidas importantes. E, acima de tudo, atenção! Observar o que acontece à sua volta, não usar fones de ouvido e nem celular pode garantir a sua integridade. “Converse com o trânsito, sinalize tudo o que pretende fazer e não brigue. Quanto mais tensa, estará mais suscetível a acidentes. A calma e a atenção garantem uma boa viagem”, finaliza.