Um pneu bem calibrado garante mais segurança e estabilidade na hora de dirigir. E foi pensando nisso que o Petrobras de Carona com Elas conversou com Marcelo Galvão, especialista em segurança no trânsito, para dar dicas e alertar dos riscos quando os pneus não estão em seu equilíbrio correto.
Para quem não sabe, o primeiro erro na hora de encher os pneus é procurar um padrão e calibrar os pneus comparando com os dos outros carros. Cada veículo possui suas próprias indicações. “Há uma calibragem específica dada pelo fabricante. Em postos de abastecimento, leia o manual e veja qual é a indicada para o seu veículo. Na lateral do pneu, parte chamada de ‘ombro’, há algumas informações importantes, como por exemplo: 175/70R-14 82H”, explica Galvão. Traduzindo o que significa a sigla:
175mm: O primeiro número é a largura do pneu;
70Rmm: O segundo número é a altura do pneu radial;
14 polegadas: O terceiro é o raio do aro para este pneu;
82 = 475 kg: O quarto número significa o peso ” ver tabela de peso“;
H 210 km/h: O quinto significa a ” velocidade máxima“, ver a tabela.
Sendo assim, um pneu aro 14 terá a calibragem diferente de um aro 15, informa Marcelo.
Outra dúvida muito comum é quando você vai calibrar o pneu e percebe que ele está bem mais vazio do que na semana passada. O especialista explica que é normal o pneu perder ar. Isso ocorre em função dos seguintes fatores: freqüência de uso, buracos e peso transportado. “Mesmo se o carro ficar parado na garagem, o pneu vai descalibrar. E, com ele vazio, pode haver um aumento do consumo de combustível, além do seu desgaste errado. Isso também pode acontecer se o pneu estiver muito cheio“, alerta.
Uma coisa que poucas pessoas lembram, mas que é muito importante: não esquecer de calibrar o estepe. “Se o pneu do carro furar, o substituto precisará estar em pé de igualdade com os outros pneus”, afirma Marcelo, acrescentando que um motorista atento ao tipo de piso da rua vale muito. ” O chão irregular (com buracos) pode levar a perda de um ou mais pneus. Preste atenção e evite desníveis, se possível”, afirma Marcelo. Então, para estar sempre em dia com a calibragem, semanalmente passe num posto de gasolina que ofereça o serviço, que é gratuito.