Cinto de segurança no banco de trás: por que você NUNCA deveria deixar de usar

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Metade dos brasileiros não usa cinto de segurança no banco de trás, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início de 2015. Um dos principais motivos que leva ao abandono do acessório é a falsa sensação de proteção provocada pelo banco traseiro, mas a verdade é que ele é tão ou mais perigoso do que o da frente.

Leia também:
Sou deficiente e dirijo muito bem: história, dificuldades e obstáculos de quem chegou lá
Ponto da embreagem: profissionais dão 7 dicas para achar e começar a fazer bonito
Como alugar um carro: 11 coisas que você precisa saber antes de contratar o serviço

Por que usar o cinto no banco de trás?

Em caso de colisão, quem está atrás sem cinto pode sofrer ferimentos graves e até mesmo matar o motorista ou o carona. Isso porque, em uma batida o corpo é arremessado para frente com uma força cerca de 50 vezes maior do que a sua massa, o que chega a equivaler ao peso de um elefante.

Além de correr o risco de ser lançada para a frente ou pelas janelas para fora do carro, a pessoa pode bater contra as partes do veículo e nos outros passageiros. O resultado de todas essas colisões é uma série de lesões na cabeça, peito, rosto, ossos e até nos órgãos internos. Dependendo da gravidade do acidente, os ferimentos são fatais.

É importante ressaltar que quanto maior a velocidade do carro, maior será a força e o impacto da batida. Por isso, além de usar o cinto em qualquer situação, é fundamental circular dentro do limite de velocidade.

A boa notícia é que tudo isso pode ser facilmente prevenido com o uso do cinto de segurança. Em um acidente, o acessório mantém o passageiro junto ao banco, diminuindo drasticamente os riscos de lesões na coluna e no tórax e protegendo todas as outras partes do corpo.

Muitas pessoas deixam o cinto de lado por acreditarem que o airbag “dá conta do recado”. Ele ajuda, mas é importante lembrar que é um acessório extra, o que significa que não foi planejado para fazer todo o trabalho sozinho. O principal responsável por proteger o passageiro e reduzir o impacto da batida ainda é o cinto de segurança.  

Vale lembrar também que a ausência do cinto de segurança é infração grave, com perda de cinco pontos da carteira e multa de R$ 127,69.