Como ter uma vida mais tranquila em 2015: dicas para relaxar no novo ano

A expressão zen tem origem no zen budismo e virou sinônimo de tranquilidade e bem-estar. Mas será que é possível ter uma vida equilibrada em meio a tanta correria, responsabilidades e cobranças? A terapeuta holística e professional & self coach, Paula Pires, afirma que sim: “Quanto maior a fonte de stress, maior precisa ser a disciplina e o comprometimento com práticas que nos coloquem em contato com nosso eu interior.”

Leia também
Você é infeliz? Sintomas indicam se há algo de errado com a sua vida
5 atitudes que dão sorte e podem ser praticadas diariamente
Promessas de Ano-Novo: como conseguir cumpri-las?

Um dos principais entraves nessa busca é a negatividade. “Se focamos no aspecto negativo ele se fortalece e se torna ainda mais presente”, comenta a terapeuta. Segundo ela, a simples decisão de resignificar pessoas e situações pode resultar em uma melhora na qualidade de vida. “Lidar com as situações de forma positiva é uma escolha que precisa ser feita”, ressalta Pires.

Por que sou infeliz?

Entre os motivos que levam as pessoas a procurar uma vida mais zen, a ansiedade ocupa lugar de destaque ao lado da infelicidade. “São sintomas que não podem ser ignorados. Dependendo do caso, só o acompanhamento com um profissional pode promover a mudança necessária”, esclarece a terapeuta.

Segundo a profissional, uma vida zen é aquela que é levada com serenidade e paz de espírito apesar de todos os afazeres e contratempos que existem. Mas ela exige esforço e dedicação. 

Dicas para relaxar

A terapeuta garante que vale a pena essa busca pelo equilíbrio e identifica cinco ações para quem quer experimentar uma vida zen:

Procure ter momentos de quietude e relaxamento.

Organize seu tempo disponível, distribuindo bem as atividades

Procure sempre o lado dos acontecimentos e das pessoas. Pare já com os julgamentos e as reclamações.

Tenha a atitude de eliminar as causas do stress, sejam pessoas, situações ou atitudes.

Aprenda a cultivar momentos de solitude.