Débito em conta: conheça 7 cuidados antes de aderir ao pagamento automático

Para quem não tem tempo de administrar as finanças regularmente ou costuma se esquecer dos prazos de pagamentos das contas, o débito automático pode ser uma saída muito prática. Porém, isso não significa que o serviço seja livre de complicações.

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“Normalmente, são programados boletos de cobranças constantes, como serviços públicos de água, luz e telefone, além de escola, gás e condomínio. Na teoria, tudo é muito prático: basta cadastrar a empresa ou concessionária no banco e, toda vez que em for emitida uma conta em seu nome, o valor dessa fatura será debitado diretamente na conta”, explica o especialista em direito bancário e presidente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Bancário, Luciano Duarte Peres.

Porém, o profissional ressalta que, mesmo com o procedimento automático, o cliente precisa ficar de olho no extrato bancário com regularidade, a fim de certificar-se de que não houve cobranças erradas e de que há fundos suficientes para o pagamento das contas. Luciano lista 7 medidas de segurança para quem deseja aderir ao serviço de débito em conta:

1. Sempre cheque seu extrato. “É preciso manter fundos para o pagamento dos débitos do dia combinado, a fim de evitar juros”, diz o especialista.

2. Confira o valor e data das cobranças. “Verifique também se o débito é sempre realizado na data do vencimento.”

3. Informe-se sobre possíveis taxas a serem pagas pela utilização do serviço.

É preciso ficar sempre atenta ao extrato para evitar cobranças equivocadas (Thinkstock)

4. Nos casos de faturas que têm mudanças frequentes no valor cobrado, o ideal é pagá-las manualmente, e não no débito automático. “Afinal, todo o procedimento para questionamento e revisão de valores pode trazer dores de cabeça, demorar muito tempo ou, ainda, ter um retorno somente em contas futuras, podendo comprometer seu orçamento.”

5. Atenção ao cancelamento. “Quando um serviço for cancelado ou suspenso, não se esqueça de comunicar o banco, evitando a continuação das cobranças. Se for um serviço de assinatura, guarde o documento que especifica as condições de pagamento e prazos.”

6. No caso de encerramento da conta bancária, é necessário comunicar por escrito a suspensão do débito automático e entregar o cartão de débito e folhas de cheque não utilizadas.

7. Quando houver troca de banco, agência ou conta corrente, atualize as informações junto ao fornecedor e recadastre as cobranças na nova instituição.