Pessoas mentalmente fortes recebem notoriedade por enfrentar desafios de uma maneira diferente, que os faça sair vitoriosos. Mas, essa característica é só mais uma entre as que esses indivíduos possuem.
Em entrevista ao VIX, o diretor e master coach da Febracis Rio, José André Neto, e a coach com certificação internacional pela Sociedade Brasileira de Coaching Renata Nanô Sottero revelaram quais as atitudes que auxiliam na construção do sucesso, seja pessoal ou profissional, de uma pessoa.
Como ser uma pessoa de sucesso
Autoconhecimento
Embora pareça uma questão bastante óbvia, não se engane: é um dos pontos mais difíceis a serem atingidos.
“A grande batalha é chegar ao autoconhecimento, assumir o bônus e o ônus de suas próprias escolhas”, explica Neto. Segundo ele, somente com o autoconhecimento será possível designar – e posteriormente desenvolver – as potencialidades e falhas de uma pessoa.
Viva o presente
Esses indivíduos aproveitam o agora e de acordo com seus valores e princípios. “Viver no presente não significa não estabelecer objetivos e metas para o futuro, mas sim colocar energia no aqui e agora para construir esse futuro”, esclarece a coach Sottero.
Não seja negativo
“Desafios existem e sempre existirão, pois fazem parte do crescimento do ser humano. Assumindo uma atitude positiva perante os desafios, essas pessoas conseguem manter os níveis dos hormônios cortisol e testosterona equilibrados de maneira que conseguem utilizar diversas áreas cerebrais para analisar um problema e encontrar uma solução”, explica Sottero.
Assumir uma atitude positiva diante da vida é importante, sim! De acordo com os dois especialistas, é preciso acreditar no seu trabalho para que as coisas melhorem.
Pense fora da caixa
Olhar sob diferentes perspectivas uma mesma situação permite que a criatividade aflore e se adapte ao contexto colocado. Mesmo que em um primeiro momento surjam ideias absurdas ou estranhas, essa é uma forma de sair da situação e enxergar outras possibilidades.
Foco em resultados
“Pessoas mentalmente fortes não ficam se lamentando e buscando culpados, elas buscam soluções para resolver o problema”, conta Sottero. De acordo com ela, quando focamos em encontrar culpados, limitamos nossa capacidade criativa. Desse modo, essas pessoas se antecipam aos problemas que, eventualmente, podem aparecer.
Comportamento humano:
- 8 comportamentos que te fazem uma pessoa chata: saiba como evitar
- Por que mentimos? Estudo explica como cérebro funciona
- Psicopatia: mentiras e até crimes compõe quadro clínico