Em terras espanholas > Diversão e tradição

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Vira, vira, vira!

Se você se considerava boa de copo, espere para conhecer a Espanha. Basta reparar no número de bares espalhados pelas cidades para constatar que os espanhóis gostam de beber – e bebem muito. O vinho é uma das paixões nacionais e é apreciado tanto pelos mais velhos quanto pelos jovens. A bebida ganha ainda variações, como o famoso calimocho, combinação de vinho com coca-cola, e a sangria, mistura de vinho com frutas.

O uísque e a cerveja também estão na lista das bebidas favoritas dos espanhóis, que não dispensam a companhia do cigarro em seus momentos de boemia. A cultura do fumo é muito forte na Espanha, tanto que, até o início deste ano, não haviam medidas governamentais em vigor que regulassem o consumo de tabaco. Agora já existem espaços onde o fumo é proibido, o que antes era raríssimo. Restaurantes e bares de grande porte também passaram a ser obrigados a separar áreas de fumantes e não-fumantes, o que no Brasil já acontece há anos.

Sair para a balada com um espanhol é sinônimo de diversão, mas recomenda-se estar com um sapato confortável, já que o passeio pode se transformar em uma minimaratona entre diferentes bares e boates. Os espanhóis não costumam salir de fiesta para um único local. Em geral, passam por alguns bares durante a noite até decidirem voltar para casa.

Olé!

As touradas são um dos maiores cartões-postais da Espanha e um costume bastante vivo no país. Em uma cidade espanhola, a Plaza de Toros é tão comum quanto o prédio da prefeitura, do colégio ou do hospital local. As Corridas de Toro acontecem durante todo o ano, associadas às festas religiosas, muito freqüentes em um país tão católico.

Este embate entre toureiro e touro, que só termina com a morte de um dos dois, se mostra aos olhos espanhóis como um espetáculo encantador. Muitos aqui assumem que não é certo sacrificar o animal, porém, confessam que, por estarem acostumados, só enxergam a beleza da festa. As touradas são tão vivas na cultura espanhola que os toureiros de grande êxito são tratados como estrelas, chegam a ser alvo de fofocas e considerados até símbolos sexuais nacionais.

Bem, leitoras, me despeço por aqui! Até o próximo passeio por terras espanholas!