https://www.instagram.com/p/CB_oVBwHHUe/
Para celebrar a chegada dos 32 anos, Caio Castro fez uma viagem a Fernando de Noronha com a namorada, Grazi Massafera – e, conforme os atores publicaram registros do passeio, repleto de pesca e festividades, no Instagram, os dois acabaram virando protagonistas de uma enorme polêmica que viralizou nas redes sociais.
Viagem de Caio Castro a Noronha gera polêmica
No Instagram, Caio Castro e Grazi Massafera compartilharam, nos últimos dias, inúmeras fotos e vídeos de uma viagem que estão fazendo em Fernando de Noronha, e, apesar de os posts reunirem uma série de elogios feitos por fãs do casal de atores, a situação deu início a uma enorme polêmica na web.
https://www.instagram.com/p/CKL8IHDLku7/
Isso porque, nos registros, eles apareceram com outras 14 pessoas para festejar em um barco e, mesmo em meio ao constante aumento no número de casos da COVID-19 no Brasil, os presentes não estavam usando máscaras de proteção na aglomeração – com exceção do barqueiro, que apareceu em uma das fotos.
No Twitter, inúmeros internautas comentaram a questão, falando sobre como é injusto o fato de muitas pessoas estarem se divertindo sem proteção enquanto outros não têm escolha a não ser trabalhar para elas, colocando a própria saúde em risco:
Um pequeno retrato do Brasil durante a Pandemia:
Reparem que só o barqueiro está usando máscara. O resto, incluindo Caio Castro e seus amigos, não estão nem aí.
Na hora de vacinar, quem será que vai furar fila?
Fernando de Noronha teve sua primeira morte por Covid. pic.twitter.com/R8S6zxH6gN
— Beta (@betcool3) January 24, 2021
caio castro, grazi massafera e muitos amigos sem máscara como se nao houvesse pandemia
e quem é exposto ao risco de se contaminar com a covid? o pobre do dono do barco, o único de máscara pic.twitter.com/7YUPi94s9B
— alex que colou teu c× com durex (@irmaoliam) January 24, 2021
Essa foto do Caio Castro resume a pandemia no nosso país… pic.twitter.com/jO9LqPQy5t
— Conrado (@conr4do) January 23, 2021
https://twitter.com/crarandrade/status/1353313755522883586
Além da polêmica sobre o clique que mostra a aglomeração – posteriormente apagado pelo ator –, Caio também recebeu diversas críticas sobre seu comportamento com relação à natureza. Em várias fotos, o ator mostrou peixes pescados na região, que tem áreas de proteção ambiental, e também apareceu sentado em corais durante mergulhos.
https://www.instagram.com/p/CKSBAYJLiuM/
https://www.instagram.com/p/CKWjEPuLLn5/
Em meio às críticas, especialistas usaram as redes sociais para afirmar que há áreas em Fernando de Noronha nas quais a pesca é permitida e bastante fiscalizada – mas que o contato físico com os corais realmente não deveria ter acontecido devido ao fato de que esta é uma estrutura marinha muito sensível e ameaçada.
2. Sobre a pesca, cabe lembrar que parte de Noronha é Parque (altamente restrita) e outra parte é APA (mais permissiva). A pesca com vara pode ocorrer fora dos limites do Parque, há empresas regulamentadas e boa fiscalização. Não há infração legal.
— Hugo Fernandes (@hfernandesbio) January 24, 2021
4. Sobre sentar no coral, totalmente errado. Corais são altamente sensíveis e de grande importância pro equilíbrio marinho. Perturbações físicas intencionais podem ser passíveis de autuação e isso é regra que se aprende no Open Water. Me espanta mt o Dive Master ter permitido.
— Hugo Fernandes (@hfernandesbio) January 24, 2021
Sequência das fotos em relação aos comentários. pic.twitter.com/bufUAzSh3u
— Hugo Fernandes (@hfernandesbio) January 24, 2021
Ainda assim, no entanto, muitas pessoas lembraram que estas informações não são amplamente conhecidas e que as fotos do ator dão uma ideia de permissibilidade.
Acho que o maior problema é o discurso que essa foto passa, como figura pública, ele pescar perto de Noronha reforça uma imagem de banalização das normas ambientais do lugar, isso abre margem pra banalização das normas de outros lugares de proteção q não têm a mesma fiscalização
— yas (@yaspiffer) January 24, 2021
https://twitter.com/WilmaPessoa/status/1353183653682176007