Estes famosos já foram acusados de gordofobia: uns reconheceram e outros não

por | dez 22, 2021 | Comportamento

Intencionalmente ou “sem querer”, esses famosos fizeram comentários considerados gordofóbicos e rapidamente foram criticados pelo público. Enquanto uns reconheceram o erro, outros simplesmente ignoraram pedidos de retratação. Veja quais celebridades já foram acusadas de gordofobia:

Zé Felipe e Virginia

O casal de influenciadores foi acusado de gordofobia nas redes sociais após a youtuber publicar um vídeo nos stories do Instagram rindo de um vídeo sobre compulsão alimentar.

Zé Felipe e Virginia aparecem nas imagens fazendo piada com o vídeo, que é um viral de uma mulher que falava sobre o problema.

Além das críticas feitas por internautas, os famosos ainda correm o risco de serem processados pela mulher que aparece no vídeo.

André Marques

Em junho de 2018, o apresentador foi bombardeado por críticas em suas redes sociais após fazer comentários considerados gordofóbicos contra uma internauta.

André Marques não teria gostado de uma paródia feita pela jovem de um vídeo do passado, em que o apresentador aparece em uma festa se apresentando como DJ.

O famoso mandou mensagens à internauta, que divulgou a conversa nas redes sociais. “Você está com o mesmo peso que eu estava na época desse meme. Se cuida para não morrer cedo!”, disse André à menina, completando: “E não faz a gorda feliz, porque eu era gordo feliz também, mas a saúde fica uma m…”.

Luciano Huck

Dias após a morte de Marília Mendonça, o apresentador relembrou um dia em que ela, Maiara e Maraísa participaram de seu programa e causou polêmica ao comentar que as três estavam “magrinhas”.

Depois de muita repercussão negativa sobre a fala considerada gordofóbica, o famoso decidiu se retratar e, na semana seguinte, no “Domingão do Huck”, afirmou:

“Antes podíamos fazer um tipo de piada que não podemos mais, podia fazer comentário que não devemos mais e tem assuntos que a gente não deve falar mais. E falar sobre estética, todo mundo sofreu com essa pressão, acho que não temos mais que falar de estética, cada um tem que ser feliz do jeito que é”, encerrou, já se desculpando e prometendo que nunca mais se repetiria.

João Guilherme

Filho do cantor Leonardo, o ator entrou para os assuntos mais comentados do Twitter em dezembro de 2019 ao ser acusado de gordofobia.

Teve grande repercussão negativa a publicação que João compartilhou nas redes sociais e que trazia uma mulher acima do peso sendo chamada por ele de “peixe-boi”.

Pouco tempo depois, o famoso pediu desculpas e admitiu que havia falado “besteira”. “Não sou a favor de brincadeiras e colocações como essa, mesmo. Não fico feliz com a repercussão disso (…) Sei que muitos temos problemas com corpo e isso não é coisa pra se brincar”, afirmou.

João Guilherme apagou a publicação e encerrou a retratação dizendo: “Sou novo, estou aprendendo a lidar com erros e com outros. Parte do aprendizado é pedir desculpas e NÃO COMETER O MESMO ERRO 2 VEZES. Como uma pessoa do bem vocês não verão mais maldade na minha fala.”

Renato Lombardi

O comentarista do programa “Balanço Geral”, da Record TV, foi criticado por um comentário gordofóbico que ele fez sobre Jojo Toddynho, em janeiro de 2019.

Na atração, Lombardi afirmou que a cantora só entraria em seu “lombômetro” (seu método pessoal de avaliação da beleza de mulheres) após passar pela academia e emagrecer.

Apesar das críticas, o comentarista não quis se retratar e ainda manteve sua opinião, afirmando: “Ela (Jojo Toddynho) entrou na academia e, assim que completar o ciclo, vai entrar sim (para o lombômetro)”.

Silvio Santos

Apesar de ser considerado um dos maiores comunicadores do Brasil, o apresentador costuma perder a linha com seus comentários em tons de “piadas”.

Em 2016, além de ser acusado de gordofobia, Silvio Santos ainda foi alvo de críticas por comentário considerado racista. Durante a apresentação do Teleton daquele ano, o dono do SBT se virou a uma dançarina negra e gorda e afirmou: “Você é muito graciosa. Embora sendo a única negra entre as brancas, é bonita. É bonita de verdade”.

Como se não bastasse, o apresentador ainda perguntou quantos quilos a dançarina pesava e, após a resposta, comentou: “Quem casar contigo vai ter dois prazeres. Um na hora do bem-bom e outro na hora em que você sai de cima”.

Vera Viel

A esposa de Rodrigo Faro foi acusada de gordofobia por um comentário feito há seis anos e resgatado recentemente. Em um vídeo no TikTok, uma jovem chamada Duda conta que costumava postar fotos quando criança e marcar famosos com o intuito de conseguir ajuda para seguir o sonho de ser modelo.

E foi em um dos posts que Vera Viel acabou comentando: “Precisa ser magra para ser modelo, fofa”. Após viralizar na web com o comentário gordofóbico e ser questionada sobre o assunto, a esposa de Faro usou as suas redes sociais para se pronunciar e pedir desculpas.

“Minha resposta está lá e não fujo às minhas responsabilidades e atitudes. De fato endossei que precisava ser magra para entrar na indústria da moda, pois era assim que o mercado funcionava”, escreveu.

Vera foi bastante honesta e admitiu que o comentário feito no passado é absurdo, “idiota e irresponsável”. Concluindo seu pedido de desculpas, declarou:

“Sim, todos nós erramos, mas nem todos conseguem enxergar que reconhecer erros e atitudes e aprender sempre fazem a gente amadurecer e ser melhor a cada dia. Que bom que o mundo mudou, ou está mudando, e que sorte a minha poder aprender com os meus erros”.

Pabllo Vittar

A cantora foi outra famosa acusada de gordofobia por um comentário feito por ela antes mesmo de ser conhecida em todo o Brasil.

“Segunda-feira: dia nacional das gordas postarem foto de alface e começarem uma dieta que nunca vai pra frente. Isso é Brasil”, escreveu Pabllo em seu perfil no Twitter no dia 23 de setembro de 2013.

Em 2017, após o resgate da publicação, a cantora apagou a postagem e declarou: “Toda vez que eu começo algum projeto seja qual for, começa uma onda de tweets falsos com meu nome junto com várias histórias fantasiosas isso só mostra que a intolerância no coração de certas pessoas jamais terá fim”.

Famosos falam sobre gordofobia