Muitos famosos já revelaram publicamente a realidade de suas vidas, que poucos teriam a coragem de assumir. Por serem pessoas públicas, muitas vezes seus desabafos e relatos honestos podem ajudar outras pessoas, que às vezes, sem perceber, compartilham de sofrimentos parecidos. Ou então, aguçar a curiosidade de outros, quando a questão é positiva ou questionadora.
Relembre casos recentes de 18 celebridades que já falaram abertamente sobre suas próprias lutas e acontecimentos que marcaram suas vidas.
1. Bruna Marquezine
A atriz Bruna Marquezine já fez alguns desabafos nas redes sociais para revelar as críticas que recebe por parte do público – sobre seu corpo – e aproveitou para dizer que, por isso e outros motivos, já sofreu com distúrbio de imagem e depressão.
No Instagram, ela dsse que as pessoas sempre falam do seu corpo de forma negativa. Antes de emagrecer, ela passou por um período muito difícil de não conseguir aceitar seu próprio corpo e que já fez uma tática bem ruim para à saúde: tomar laxante. Tudo isso em prol do seu emagrecimento, pois não se sentia bem. Para piorar, as pessoas falavam que ela estava bochechuda ou gorda.
https://www.instagram.com/p/BnV9QzKgJmw/
Ela chegou a comentar que detestava o corpo dela de todas as formas. Esse fator, dependendo do estado, muitas vezes é chamado de distúrbio da imagem. Ela também sofreu com a tão famosa e ruim depressão. Ela percebeu os sintomas quando, de fato, não sentia prazer em nada e, muito menos, em se cuidar.
2. Lucas Lucco
O cantor Lucas Lucco revelou, publicamente, que sofreu com depressão e Síndrome do Pânico. Ele contou – nas redes sociais – que sua sobrecarga de emoções e tarefas foi um dos fatores para os desenvolvimentos dos transtornos.
Ele usou as redes sociais para declarar que estava com problemas psicológicos e usando remédios para conseguir cumprir seus compromissos. Em sua conta na antiga rede social Snapchat, ele comentou: “Eu carrego o mundo inteiro nas costas, sozinho. Isso começou a ficar mais complicado e aconteceram coisas que me deixaram triste do nada”.
“Hoje eu posso ver de fora e falar sobre a depressão e a Síndrome do Pânico. É uma das piores doenças que existem, uma ferida que você não consegue ver, e nem as outras pessoas. Ela está dentro de você. Pode parecer frescura, mas é uma dor muito grande, além do medo de morrer”.
3. Priscila Fantin
A atriz Priscila Fantin passou quatro anos longe da televisão por causa da depressão. Recuperada, ela comentou sobre todo esse processo e muitas vezes também sobre o que sentia de sintomas para ajudar outras pessoas.
Em outras ocasiões, ela comentou que a depressão a paralisou em todos os sentidos: emocional, psicológico e físico. Mas, que conseguiu encontrar força nos esportes, que lhe trouxe vitalidade e força.
4. Maria Casadevall
A atriz Maria Casadevall é bem discreta sobre sua vida pessoal. Mas, mesmo assim, optou em falar sobre o seu quadro de depressão, aos 24 anos. Ela declarou que a doença surgiu na época em que estudava na França e trabalhava em um bar à noite para pagar o aluguel.
Ela comentou que ficou distante de tudo que ela importante para ela, inclusive, do teatro, das pesquisas e das artes. Na entrevista, a atriz destacou que, quando voltou ao Brasil, teve o colo da mãe e da família e passou por um processo sério de reconhecimento.
5. Paula Fernandes
A cantora Paula Fernandes já teve depressão severa antes de alcançar a fama, quando tinha apenas 20 anos. A sertaneja identificou a gravidade do problema sozinha quando teve um pensamento suicida.
A doença, conforme revelou Paula Fernandes ao programa “Vai, Fernandinha” (Multishow), estava relacionada a muitas coisas, entre elas o fato de ter assumido para si responsabilidades sérias quando ainda era apenas uma criança.
Com a passagem dos 19 para os 20 anos, a cantora começou a ter pensamentos suicidas. Além disso, outros sintomas físicos também começaram a surgir. Paula teve queda de cabelo, chegou a emagrecer 7 kg e sentia um grande desânimo para continuar cantando.
6. Heloísa Périssé
A atriz Heloisa Périsse falou sobre seu quadro de depressão severa no programa Conversa com Bial (TV Globo). Ela ainda enfatizou que não há por que ter vergonha de tratar uma depressão, já que ela é uma condição como qualquer outra.
Ao perguntar pare Heloísa se ele encontrava-se medicada atualmente, a humorista respondeu: “Eu sou medicada. Eu não estou”, assumiu de forma honesta. A atriz, então, seguiu o discurso enfatizando que não há por que ter vergonha de tratar o quadro depressivo, até porque é preciso falar.
7. Selena Gomez
A cantora internacional Selena Gomez foi outra jovem que sentiu o peso e a pressão da fama se transformarem em um quadro de depressão.
Em entrevista para a revista Vogue norte-americana, ela abriu o jogo sobre o que sentia, já que sempre esteve nos holofotes e, por muitos momentos, esqueceu de cuidar dela mesma.
“Minha autoestima estava abalada, eu fiquei depressiva, ansiosa. Eu tinha ataques de pânico antes ou depois de entrar no palco. Sentia que eu não era boa o suficiente. (…) Eu estava lidando com os mesmos problemas que meus fãs. A vida é estressante, meu desejo era só escapar, então sentia que não tinha nada de bom para compartilhar com eles”, confessou Selena à revista.
8. Padre Marcelo Rossi
O Padre Marcelo Rossi passou por uma depressão forte, mas chegou, por algum momento, menosprezar sua gravidade achando que era preguiça ou má-vontade. “Passei por depressão, mas achava que era frescura”, declarou o sacerdote durante sua participação no programa de Mariana Godoy, na Rede TV.
O momento em que ele realmente se deu conta da doença, no entanto, aconteceu durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, em 2013. No encontro, Padre Marcelo descreve ter sido tomado por uma angústia muito grande e viu que realmente não estava bem.
9. Luana Piovani
Luana Piovani tem histórico de assédio e falou pela primeira vez sobre o assunto em novembro de 2015, durante o programa ao vivo de Xuxa na Record.
A atriz contou que só se lembrou do assédio quando surgiu a campanha #PrimeiroAssédio nas redes sociais. Ela disse à Xuxa que foi assediada verbalmente e fisicamente entre os seis e oito anos.
10. Gaby Amarantos
A cantora Gaby Amarantos também aproveitou para contar sua experiência no mesmo programa em que Piovani falou, que foi o programa da Xuxa.
Ela contou sobre uma situação que foi a mais aterrorizante para ela. “Um homem bem mais velho que me assediava com gestos obscenos, com olhares obscenos, até que eu tive coragem, falei para o meu pai e ele tomou providência”, contou ela.
11. Xuxa
A apresentadora Xuxa contou em depoimento no quadro “O que vi da vida”, do Fantástico (TV Globo), que sofreu abusos sexuais até os 13 anos de idade. Xuxa revelou que aconteceu diversas vezes por três homens: o melhor amigo de seu pai, um professor e o homem que iria casar com sua avó.
“Eu sei o que uma criança sente. Nós achamos que somos culpados. Eu sempre achei que eu estava fazendo alguma coisa: ou era minha roupa ou era o que eu fazia que chamava a atenção. Então, ao invés de falar para as pessoas, eu tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja, me sentia errada. E se eu não tivesse uma mãe, se eu não tivesse o amor da minha mãe, eu teria ido embora, porque o medo de você ter aquelas sensações de novo, passar por tudo isso, é muito grande. Só que eu não falei pra minha mãe, eu não tinha essa coragem de falar com ela. E a maioria das crianças, dos adolescentes, passa por isso”, contou.
12. Bella Thorne
A atriz norte-americana Bella Thorne revelou que sofreu abuso sexual na adolescência. Em seu relato publicado na legenda de uma foto em seu Instagram, Bella retrata os momentos de angústia e silêncio por todos estes anos.
No desabafo, a atriz confessou que teve de ser corajosa para enfrentar os seus medos.
“Eu fui abusada sexualmente e fisicamente desde o dia em que me lembro até os 14 anos… Quando eu finalmente tive coragem de trancar a minha porta à noite e e ficar encostada nela. A noite toda. Esperando por alguém que se aproveitaria da minha vida outra vez. Sempre esperava que isso parasse e finalmente parou. Mas algumas de nós não são tão sortudas de saírem dessa vivas. Por favor, defendam todas as almas maltratadas. #timesup”, escreveu em suas redes sociais.
13. Joanna Maranhão
Em entrevista ao VIX, a nadadora brasileira Joanna Maranhão falou abertamente sobre o abuso sexual que sofreu quando tinha nove anos.
Joanna contou que teve um novo técnico a partir dos oito anos de idade. Foi através dele que ela começou a conquistar boas colocações e o via como herói. Mas, tudo mudou quando esses abusos começaram, e que foram frequentes, durante todo o segundo semestre de 1996.
“Eu sabia que aquilo não era correto, mas não sabia do que se tratava e não sabia como agir, a quem pedir socorro. Eu ia dizer o que, se eu não sabia o que estava acontecendo? Ele pedia que eu sorrisse, falava que já estava acabando e pedia pra que não contasse a ninguém. Ele nunca me ameaçou, acredito que ele tinha um poder sobre mim e sabia que eu não iria contar”, contou.
14. Yasmin Brunet
A atriz Yasmin Brunet surpreendeu o público ao dizer um acontecimento bem pessoal sobre sua vida. Ela revelou que começou a fumar com 13 anos de idade e que foi muito difícil largar esse vício.
Em vídeos postados no Instagram, a atriz disse que começou por influência. “Por burrice mesmo, porque as meninas estavam fazendo, todo mundo estava fazendo e nessa época infelizmente você quer ser aceita e quer fazer porque todo mundo está fazendo, só que eu acabei me viciando”.
15. Kate Nash
Em seu Instagram, a cantora Kate Nash publicou que foi estuprada dentro de casa. De acordo com a postagem, um homem desconhecido entrou em sua casa e a agarrou.
“Dois dias atrás, eu fui agarrada em minha casa por um homem que não conheço. Eu estava sozinha, encurralada e fui ameaçada”, contou. Com a publicação, a cantora diz que sua intenção foi e é incentivar mulheres a relatarem esses abusos, pois elas são educadas para ficar caladas e se culpar pelas situações de desrespeito, agressão e abuso.
16. Roberta Rodrigues
A atriz Roberta Rodrigues revelou em uma entrevista que é viciada em sexo. “Sou bem compulsiva por sexo e isso me consome bastante, mas não chego a sofrer. Toda vez que chego ao extremo, paro”, admitiu, em entrevista à revista Época.
17. Giovanna Ewbank
A apresentadora Giovanna Ewbank relatou ter vivido três episódios de pico de estresse, sendo que o último consistiu em uma crise mista de estresse com pânico. Segundo contou em uma entrevista ao canal da youtuber Bianca Andrade, ela chegou a ser internada por essas intercorrências.
“Na última crise que eu tive, foi pânico com estresse. Eu tive um lapso de perda de memória. Eu estava no hotel estudando para entrevistar o pessoal da Netflix, na correria de trabalho, mãe e esposa. De repente, minha mão não fechava para pegar uma caneta. Comecei a escrever e a caneta caiu”, contou.
18. Padre Fábio de Melo
O padre Fábio de Melo resolveu transmitir uma mensagem sobre um assunto sério: a depressão.Desde 2015, Melo precisa lidar com a síndrome do pânico. Em 2017, o diagnóstico de depressão somou-se ao seu quadro de saúde mental.
Em sua conta oficial no Instagram, o padre compartilhou com o público o que sentiu ao descobrir e enfrentar a depressão. “Há um ano eu enfrentei crise do pânico e um quadro depressivo. Foi o pior momento da minha vida. Aprendi muito com tudo o que vivi.”