
O excesso de peso pode se tornar um problema quando começa a afetar a saúde. Vários famosos passaram por isso e se submeteram à cirurgia bariátrica, procedimento que reúne um conjunto de técnicas de diminuição do estômago.
Algumas celebridades, como Leandro Hassum, André Marques e Boninho optaram pela bariátrica e mudaram bastante após a cirurgia. A perda de peso, que é a maior consequência, mudou bastante suas vidas.
Até hoje alguns deles lidam com algumas adaptações e costumam dizer que a operação não faz milagre. Eles alertam sobre a vida pós-cirurgia, que não é tão simples quanto parece.
Famosos falam sobre vida após a cirurgia bariátrica
André Marques

Foi em 2013 que André Marques se submeteu à cirurgia bariátrica. Antes da operação, o apresentador foi criticado por pessoas que diziam que ele estava optando pela maneira mais fácil para perder peso.
Na época, ele estava com a saúde prejudicada. Seus níveis de açúcar no sangue estavam altíssimos e ele já não estava enxergando bem e, esse foi um dos fatores que o ajudaram a enfrentar o procedimento.

Após a cirurgia, André perdeu mais de 70 kg e sua saúde está em dia, mas, recentemente, ele foi bem sincero ao afirmar aos seus seguidores do Instagram que, apesar dos benefícios, a luta contra a questão da obesidade não para por aí.
“É uma luta diária. Você entra meio que no automático, domina o que você pode comer, às vezes acaba exagerando – [na] quarentena eu acabei engordando um pouquinho, aí emagrece um pouquinho… Mas acho que a luta é para sempre, né? Não é cura: você tem que se cuidar sempre”.
Além disso, o apresentador também contou que come em quantidades muito menores do que antes e que tem dificuldades para ingerir alguns pratos.
Leandro Hassum

André Marques foi fundamental para Leandro Hassum também optar pela bariátrica. Depois que passou pelo procedimento, no final de 2014, o ator eliminou quase 70 kg, mas também alerta que a vida pós-cirurgia é uma adaptação diária e que o acompanhamento psicológico é fundamental.

Em uma entrevista para o canal de Gabriela Pugliesi, ele disse que foi difícil se reconhecer no espelho após perder tanto peso:
“O procedimento cirúrgico não é o resultado final. Você tem que ter um acompanhamento psicológico para que você se reconheça, por exemplo, porque você se transforma em outra pessoa. […] É um momento de readaptação”. O ator também contou que pode comer de tudo, mas alguns alimentos que contêm gorduras saturadas, não lhe caem bem.
Arlindinho
https://www.instagram.com/p/B3C1tfAlgUZ/
O filho de Arlindo Cruz, Arlindinho, também recorreu à cirurgia bariátrica para perder peso por questões de saúde.
Antes de passar pela operação, que aconteceu em 2015, ele pesava 140 kg e tinha algumas dificuldades e dores. Após o procedimento, o cantor eliminou 60 kg, mas afirmou que a cirurgia é uma mudança total de vida.

Além de fazer acompanhamento psicológico, Arlindinho também mudou seu estilo de vida e além de praticar esportes, adotou uma alimentação mais saudável e balanceada.
Em uma participação no programa “Altas Horas”, ele falou sobre que mantém um equilíbrio:
“Como de tudo um pouquinho para também ter o prazer de comer. A comida não é só uma questão física, às vezes dá vontade de comer uma feijoadinha, mas tudo na porção certa”.
Maiara

A cantora Maiara, da dupla com Maraísa, também realizou a bariátrica, em 2017. Em entrevista à Fátima Bernardes no “Encontro”, a sertaneja contou que antes de se submeter à cirurgia estava bastante acima do peso, o que dificultava nos shows, pois em alguns momentos lhe faltava fôlego.
https://www.instagram.com/p/CJtT6KsF66t/
Maiara também revelou que o que a fez engordar foi o estresse, que fez com que ela comesse de maneira compulsiva, por isso, ela alertou que mesmo após a redução de estômago, as pessoas precisam procurar um tratamento psicológico e mudar hábitos.
Após o procedimento, a cantora perdeu mais de 20 kg, mas afirma que a cirurgia não funciona como mágica: “Fazer cirurgia não é um milagre. É uma ajuda, um suporte […] Recorrer a um psicólogo também ajuda muito. Tem me ajudado muito”.
Silvia Poppovic
https://www.instagram.com/p/BWdUmJ0gV-Y/
Silvia Poppovic sempre foi muito bem resolvida com seu peso. Entretanto, em 2019, ela começou a se incomodar com algumas dores no joelho, na sola dos pés e no quadril, causadas pelo sobrepeso, segundo a própria apresentadora.
Por esse motivo, ela decidiu se submeter à bariátrica. Mas fez um alerta importante para as pessoas que têm em mente que a cirurgia é um caminho mais fácil.
https://www.instagram.com/p/CLw6tCVjk4g/
Silvia, que perdeu 50 kg após o procedimento, já revelou em algumas entrevistas sobre as dificuldades após a cirurgia e disse que está se adaptando até hoje. Para ela, a cirurgia é um recurso para quem já tentou de tudo e é um método radical.
Solange Almeida
https://www.instagram.com/p/B8ADE7MBNnB/
Solange Almeida ficou conhecida em todo o Brasil após se tornar vocalista da banda “Aviões do Forró”. Mas antes disso, ela já atuava como cantora. Em 2008, ela chegou a pesar 120 kg e, em uma postagem no Instagram, contou que, por questões de saúde e ao contrário do que muitas pessoas pensam, não foi fácil.
https://www.instagram.com/p/CIYWQmhB2PE/
Além disso, ela reforçou que a bariátrica não é um milagre: “Foi fácil? Não! E continua não sendo até hoje […] Somente a redução não é a solução, como muita gente acha! Ela é a porta de entrada. Depois vem a reeducação e o restante do processo depende única e exclusivamente da pessoa”.
Matheus Ceará

Em 2016, Matheus Ceará teve que passar por uma cirurgia bariátrica de emergência. Em seu canal do Youtube, o humorista de “A Praça é Nossa” contou que devido ao excesso de peso, estava sofrendo com refluxo gástrico, que estava prejudicando suas cordas vocais. Desde o procedimento, ele diminuiu 10 manequins – do 52 ao 42 – após eliminar 52 kg.
https://www.instagram.com/p/B9moQXKpZC8/
Ceará alerta para a necessidade de tratamento psicológico, pois, segundo ele, também é preciso mudar a mente: “A cabeça é complicado, porque não dá para gente operar a cabeça. Quando eu fiz a cirurgia, coloquei na cabeça: ‘Nunca mais eu vou poder comer do jeito que eu comia antes'”. Além disso, até hoje, o humorista faz acompanhamento com a nutróloga Renata Domingues, mulher de Carlos Alberto de Nóbrega.
Renata Celidônio

Em 2001, na novela “Aquele Beijo”, Renata Celidônio interpretava uma modelo plus size e chegou a pesar 150 kg. E a atriz é a prova de que mesmo após a bariátrica, é preciso tratamento médico e psicológico. Em 2012, ela passou pelo procedimento e eliminou quase 70 kg. Entretanto, recuperou 20 kg.
https://www.instagram.com/p/ByxWVf_Jb3Q/
Em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Renata contou que vinha ganhando peso nos últimos anos e que, durante a pandemia, isso se agravou e isso se deve à mente, que precisa de acompanhamento psicológico: “A gente não opera a cabeça, então recuperar alguns quilos é normal”, disse.
Solange Couto

Solange Couto foi outra famosa que passou pela cirurgia bariátrica após alguns problemas de saúde. A atriz se submeteu ao procedimento em 2013 e após 1 ano, eliminou 40 kg, mas conta que a adaptação é constante e até mesmo beber um copo de água se torna um desafio após a redução de estômago.

Em uma participação no programa “Encontro”, Solange falou sobre as adaptações três após a bariátrica e contou que precisava beber água bem devagar.
“Os dois primeiros meses são uma loucura […] Tanto que se come com colherinha de sobremesa. O exercício inicial é esse. Antes e pós. Hoje em dia eu já bebo um copo d’água quase na velocidade que todo mundo bebe. Mas, se eu beber de uma vez, devolvo”.
Luiza Zveiter
https://www.instagram.com/p/Bj3cKADn4xK/
Luiza Zveiter, jornalista da Globo, começou na emissora como apresentadora da GloboNews e, depois, como repórter de programas de entretenimento, como “É de Casa”, “Encontro” e “Mais Você”.
Desde criança ela enfrentou a obesidade e fez dieta desde os 7 anos. Após emagrecer e engordar a vida toda, sem conseguir uma solução definitiva, Luiza se submeteu à bariátrica aos 18 anos.
https://www.instagram.com/p/Bykm8cvgm5J/
Após o procedimento, ela eliminou 71 kg, mas, até hoje, luta para não ganhar peso: “Até hoje vivo à base de dietas. Agora, quero perder mais dois quilos e fazer uma última plástica, na parte interna das coxas. Também pratico muitos exercícios contra a flacidez. Como meu namorado é professor de lutas, costumo praticar boxe com ele. Também faço musculação e aeróbico”, contou em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.
Boninho

O diretor da TV Globo, José Bonifácio Brasil de Oliveira, mais conhecido como Boninho, passou por uma bariátrica em 2017.
Após perder 45 kg, ele decidiu fazer uma cirurgia de abdominoplastia, que consiste em uma cirurgia plástica para remoção do excesso de pele da região abdominal, além de redução da flacidez, gordura e marcas de distensão da área.
Mesmo após a bariátrica e a cirurgia plástica, Boninho continua praticando exercícios e mantem uma alimentação saudável, pois assim como outros famosos, ele já revelou nas redes sociais que também acredita que a cirurgia não faz milagres e que é preciso ter equilíbrio na alimentação e no estilo de vida.
Durante a pandemia, ele e a esposa, a apresentadora Ana Furtado, apareceram treinando juntos no quintal de casa:
https://www.instagram.com/p/CAYGbJkJHuW/