Gêmea, de 2 anos, dá bronca na irmã por invadir privacidade: como ela aprendeu isso?

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A Miss Brasil 2007 Natália Guimarães e o marido, o cantor Leandro do KLB, postaram um vídeo das filhas gêmeas Maya e Kiara no perfil oficial das crianças no Instagram. Na filmagem, Kiara, de 2 anos e 9 meses, tenta várias vezes abrir a porta do banheiro em que a irmã Maya está.

Na gravação, Maya reclama para a mãe que a irmã não deixa ela ter “privacidade”. Além de fofo, o que chama a atenção no vídeo é a habilidade com que a pequena usa a palavra “privacidade”. Como ela saberia o significado?

De acordo com a psicopedagoga e orientadora pedagógica da Escola Dínamis  Jane Rapoport, normalmente, as crianças só começam a entender os conceitos das palavras a partir dos 7 anos de idade. “Ela pode ter visto um adulto nesta mesma situação usando a palavra privacidade, mas não que saiba o que significa, ela sabe usar apenas nesta situação”, comenta.

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Mesmo assim, Jane ressalta que é muito importante sempre explicar as palavras e ir contextualizado com as coisas que a criança já conhece. Não tem problema começar a usar uma palavra sem que ela entenda completamente o que significa.

“O ideal é explicar um conceito dando exemplo, contanto uma história, mostrando, para ela conseguir organizar mentalmente. Explicar sem a expectativa que a criança vá entender”, explica sobre o processo.

“Privacidade tem a ver com respeito, com não incomodar, deixar o outro sozinho o tempo que ele precisa, explicando desta forma a criança consegue entender”, diz a psicopedagoga.

A especialista sugere que, em um primeiro momento, os pais usem irmãos ou parentes para exemplificar o que está querendo dizer com a palavra, como se estivesse contando uma história: “Por exemplo: o seu irmão tem que estudar, então vamos fechar a porta para que ele tenha privacidade, fique sozinho”.

Conforme a criança vai crescendo, Jane explica que os pais podem começar a usar exemplos da TV, dos amigos e, desta forma, ela vai aprendendo o significado aos poucos.

Em relação à atitude de Kiara, a psicopedagoga explica que é comum as crianças ficarem curiosas ao verem portas fechadas e, por isso, o comportamento de querer abrir para saber o que está acontecendo. “As portas dos quartos, da sala, da cozinha ficam abertas mais frequentemente que a porta do banheiro, então quando ela vê uma porta fechada, estranha e quer saber o porquê”, explica Jane. 

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