Longas histórias

Quer embarcar numa viagem pela história do cinema brasileiro? Então entre nessa com o Petrobras de Carona com Elas e pé na estrada em direção da 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece até o dia 3 de novembro. Ao volante, um motorista mais do que especial: o cartunista Angeli. O artista de traço marcante e de humor inteligente é responsável pela exposição com releituras de algumas das produções mais emblemáticas da telona nacional em comemoração à marca de 500 longas-metragens patrocinados pela Petrobras.

São 15 obras inéditas do artista feitas especialmente para a ocasião. Entre charges e tirinhas, estão representados filmes como ” Carlota Joaquina“, de Carla Camurati, primeiro longa patrocinado pela Companhia e marco da retomada do cinema nacional; ” Meu nome não é Johnny“, do diretor Mauro Lima, com as marcantes atuações de Selton Mello e Cleo Pires; o polêmico ” Cidade de Deus“, de Fernando Meirelles; e o incontestável ” Tropa de Elite“, de José Padilha. A mostra está em circuito em quatro espaços diferentes: no Espaço Unibanco Augusta, Arplex, Frei Caneca, Shopping Bourbon e o Conjunto Nacional, em São Paulo.

– Adorei esse desafio pela novidade de lidar com personagens que não são meus e de um universo tão rico como o cinema, que sempre me inspirou bastante”, diz Angeli, idealizador da revista “Chiclete com Banana”, que deu vida a seus personagens, ícones da geração dos anos 80, como a Rê Bordosa, Wood & Stock, os Skrotinhos, Bob Cuspe e Los Três Amigos.

No ano que a Petrobras atinge a marca de 500 filmes patrocinados, a Companhia tem se empenhado em contar a história parceria com o cinema nacional. Em janeiro, com um desfile do estilista mineiro Ronaldo Fraga, na Mostra de Cinema de Tiradentes; em abril, o artista plástico Silvio Botelho, idealizador dos bonecos de Olinda, trouxe para o Cine PE os tradicionais bonecões representando personagens famosos da sala escura. Um dos maiores destaques foram os filmetes feitos por Mauricio de Sousa parodiando cenas clássicas do cinema nacional que estrearam no Animamundi e voltam a ser exibidos antes das sessões da Mostra de São Paulo.

E já pensando no futuro, a Petrobras apresenta pelo décimo ano consecutivo a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que traz o melhor da produção contemporânea internacional, retratando a diversidade cinematográfica e revelando novos talentos. Com 250 títulos divididos em cinco mostras (Mostra Brasil, Retrospectivas, Homenagens e Exibições Especiais, Perspectiva Internacional e Competição Novos Diretores), os filmes do evento estão em exibição em 22 salas de cinemas, museus e centros culturais da capital paulista antecipando novidades de diversos países, tendências, temáticas, narrativas e estéticas do cinema contemporâneo mundial.

Embarque nessa!