Manoel Soares faz reflexão necessária sobre racismo contra Eddy Jr.: “Se sentem à vontade”

Após expor em seu Instagram o ataque racista que sofreu no próprio prédio onde vive, o humorista Eddy Jr. se tornou um dos nomes mais comentados na internet em meio a comentários de apoio, e um deles veio do jornalista Manoel Soares. No “Encontro com Patrícia Poeta”, ele refletiu sobre a situação demonstrando dor em vê-la – e, de forma didática, levantou questões de grande importância.

Manoel Soares dá declaração importante sobre racismo contra Eddy Jr.

Recentemente no “Encontro com Patrícia Poeta” (Rede Globo), o caso de racismo vivido pelo humorista Eddy Jr. foi tema de uma reflexão extremamente válida. Após ver as cenas nas quais o humorista é ofendido de diversas formas por uma vizinha e impedido de usar o mesmo elevador que ela no prédio onde vive, o jornalista Manoel Soares discutiu a questão com um comentário necessário.

Manoel Soares falou sobre o caso de racismo contra Eddy Jr. no
Reprodução/”Encontro”/Rede Globo

“É delicado. Quando pessoas negras falam que querem ter seu condomínio só com pessoas negras, quando a gente diz que quer ter só a faculdade [com pessoas negras], cara, não é porque a gente seja racista, é porque a gente quer pegar um elevador em paz, ir na padaria em paz. Sei que muitas pessoas podem interpretar isso como uma espécie de segregação, mas a gente quer viver qualquer experiência com tranquilidade – o que a gente não vive hoje”, pontuou.

Na sequência, ele propôs que pessoas brancas façam uma reflexão. “Tem uma pergunta que pessoas brancas precisam fazer: por que é que pessoas de pele clara se sentem tão à vontade em falar absurdos para pessoas negras? Tendo lei, por que é que se sentem tão à vontade?”, disse o jornalista.

Por fim, ele chamou atenção para um ponto ainda mais dolorido do ataque; no vídeo publicado por Eddy, é possível ver a vizinha dizendo que o cachorro do humorista é “bonitinho”, enquanto ele, o dono, é “imundo” – algo que expõe de forma muito clara a mente de pessoas racistas.

Manoel Soares falou sobre o caso de racismo contra Eddy Jr. no
Reprodução/”Encontro”/Rede Globo

“Desse vídeo todo, o que mais me tirou o sono, fez meu filho chorar ontem, foi ela dizer que o cachorro era bonitinho, mas que o cara era imundo. Isso define onde a gente está na categoria”, afirmou ele.

Ataque racista contra Eddy Jr.: entenda o caso

Recentemente, após viver uma situação de racismo no prédio onde vive, o humorista Eddy Jr. usou o Instagram para expor o caso. No vídeo publicado por ele, uma mulher que, segundo o humorista, é sua vizinha, aparece o enxotando do local onde eles estão, deixando claro que não quer pegar o elevador com ele.

Além disso, a mulher do vídeo não poupou ofensas ao se referir a Eddy – “feio”, “horroroso”, “imundo”, “bandido” e “urubu” foram algumas das palavras mencionadas por ela durante a discussão, que chegou a ser levada a funcionários do prédio, também mostrados na postagem.

Ao denunciar os ataques, Eddy incluiu um desabafo. “Não sei descrever o sentimento que tô sentindo, venci fazendo as pessoas sorrirem e isso não vai mudar, vou continuar fazendo vocês sorrirem, porém agora vai ser um pouco mais difícil”, escreveu o humorista. Posteriormente, imagens das câmeras de segurança do condomínio mostraram ainda um homem armado com uma faca parado diante da porta do apartamento de Eddy.

Assista ao vídeo:

https://www.instagram.com/p/Cj3UCv7JqWr/