MARACANAZO – expressão inventada pelos uruguaios, quando venceram o Brasil na final da Copa de 1950, no Maracanã. Significa uma vitória épica no maior e mais famoso estádio do mundo. A expressão voltou à moda com a derrota do Flamengo para o América do México. A imprensa e jogadores do time mexicano repetiram a palavra maracanazo, pelo tamanho da vitória. Estavam praticamente eliminados e conseguiram inverter a situação.
Nesta última quinta voltou o Maracanazo à boca dos jogadores e aos jornais equatorianos, com a conquista da Libertadores pela LDU em cima do Fluminense em pleno Maracanã lotado.
Além da final da Copa de 1950, a seleção Brasileira fez grandes jogos nesse estádio. O Maracanã assistiu o Rei do Futebol, Pelé, fazer o seu milésimo gol
MARACANÃ – Estádio Municipal Mário Filho, localizado no Rio de Janeiro, foi construído para a Copa do Mundo de 1950. Mário Filho foi grande jornalista da época, irmão de Nelson Rodrigues, incentivador da construção do estádio.
A origem do nome Maracanã vem do tupi-guarani que significa “semelhante a um chocalho”. Antes da construção do estádio, existia no local grande quantidade de aves vindas do norte do país, chamadas Maracanã-guaçu, que emitiam sons semelhantes ao de um chocalho.
O maior público no Maracanã aconteceu em 31 de agosto de 1969, na Partida Brasil 1x 0 Uruguai, 183.341 pagantes. Depois da reforma para o Pan-Americano de 2007, adaptando-se às exigências da FIFA (Federação Internacional de Futebol e Associação), o número de lugares disponíveis hoje é de 88.992.
A mística do Maracanã vem dos grandes jogos realizados lá. Além da final da Copa de 1950, a seleção Brasileira fez grandes jogos nesse estádio. O Maracanã assistiu o Rei do Futebol, Pelé, fazer o seu milésimo gol.
O maior goleador do Maracanã foi Zico, grande jogador do Flamengo e Seleção Brasileira, com 333 gols em 435 partidas.
Além dos jogos de futebol, o estádio Mario filho foi palco do grande inesquecível desafio de vôlei entre Brasil e URSS (União Soviética, na época) e de muitos shows inesquecíveis, como os de Frank Sinatra, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney e muitos outros.