Quando bate a sensação de que você não deveria ter tomado certa atitude ou escolhido determinado caminho é inevitável o arrependimento e o clássico pensamento: “e se eu tivesse feito diferente?”. O comportamento é normal, no entanto é perigoso deixar que tome conta e afete sua vida de forma exagerada. Confira algumas atitudes que você pode adotar no dia a dia para lidar melhor com um arrependimento, superá-lo e seguir em frente mais rapidamente.
Leia também:
5 mentiras que você conta para si mesma e que atrapalham sua vida
Você é infeliz? Sintomas indicam se há algo errado com sua vida
10 dicas para manter a motivação todos os dias
Estou arrependida; como superar?

Perdoe-se
Errar é humano e ficar remoendo uma atitude passada só piora a situação. Aceite que errou, aprenda com o erro e desculpe-se. Ser mais compreensiva consigo mesma é o primeiro passo para não sofrer tanto com o arrependimento.

Olhe pelo lado bom
A decisão que causou seu arrependimento pode não ter sido a melhor, mas certamente tem algum lado bom. Olhar para possíveis benefícios que a escolha te trouxe, mesmo que sejam pequenos, ajudam você a superar mais facilmente o lado ruim.

Comece a traçar novos planos
Se a sua decisão não foi a melhor ou não deu certo como você esperava, não perca tempo: comece a traçar outros planos. Pensar em alternativa e elaborar novas rotas ajuda você a parar de pensar no arrependimento e olhar para o futuro.

Tenha foco
Se algo não deu certo no ambiente profissional, não deixe que isso afete sua vida familiar, afetiva, pessoal e vice-versa. Agir como se o problema fosse a única motivação da sua vida pode fazer com que você perca oportunidades em outras áreas.

Converse com alguém
Falar com um amigo ou familiar íntimo sobre um arrependimento é uma boa dica para aliviar a angústia. Muitas vezes, o ponto de vista alheio irá mostrar que o problema não é tão ruim e que existem alternativas para melhorar a situação.

Pense por você
Fazer ou deixar de fazer algo só porque está preocupada com o que os outros vão pensar traz uma grande chance de arrependimento porque pode não ser a decisão em que você realmente acreditava. Pense por você e não deixe sua vontade de lado.

Compreenda seu limite
Procure pensar que, se você tomou uma decisão, é porque ela parecia a melhor naquele momento, isso vai ajudar você a lidar melhor com as consequências. Procure entender que você está fazendo o que está ao seu alcance e não se martirize pelos acontecimentos que não estão em suas mãos.





