https://www.instagram.com/p/B_k8GmXJ8ly/?lite=1
Pela infecciosidade do COVID-19, muitas pessoas estão internadas sem sequer poder receber visitas, e muitos dos enterros das vítimas são feitos sem a presença de familiares e amigos. Com isso, um projeto colaborativo está reunindo homenagens a pessoas que morreram pela doença – e o resultado é um memorial emocionante que viralizou nas redes sociais pela sensibilidade em lembrar que pessoas não são apenas números.
Memorial virtual lembra vítimas do COVID-19
Assim como em outros países, a pandemia de COVID-19 já fez milhares de vítimas no Brasil e, ao acompanhar números diariamente, as pessoas frequentemente se esquecem de que cada nova adição ao total de mortes é alguém que tinha paixões, hobbies e entes queridos. Pensando nisso, o projeto “Inumeráveis” propõe que quem perdeu parentes e amigos para a pandemia escreva um pouco sobre esta pessoa, e expõe as dedicatórias em um site.
https://www.instagram.com/p/B_m1OuKJ4sT/?lite=1
Na página inicial do site, já é possível encontrar uma grande lista com nomes de algumas vítimas, as idades delas e um pouco sobre a vida de cada uma, como a de Admário Lucena da Silva, que tinha 69 anos e foi descrito como “Tricolor, emotivo e folião arretado. Como ele mesmo dizia ‘uma pessoa de alma jovem’”, ou Joana D’Arc Guimarães de Oliveira, que tinha 85 anos e foi descrita como “Mulher, negra, mãe de sangue e de coração de muitos”.
https://www.instagram.com/p/B_0qQDynP6H/?lite=1
Ao clicar em um botão com o símbolo do infinito no canto da tela, é possível tanto submeter a história de alguém quanto se propor a ser voluntário do site. Para enviar uma dedicatória, familiares ou amigos respondem um questionário sobre a vítima, que é direcionado à rede de colaboradores do projeto e vira um pequeno tributo feito com base nas informações fornecidas.
O projeto, que se caracteriza como “uma celebração de cada vida que existiu e que existe, e de como podemos entrelaçá-las para construir memória, afeto, respeito e futuro”, acabou viralizando nas redes sociais, e os internautas se emocionaram tanto com a iniciativa de dar nome aos números quanto com as histórias em si:
não sobra UM coração de pedra depois de passar 2 minutos nesse site.
ESPALHEM ESSE PROJETO:https://t.co/c3Bf5U0Bwn https://t.co/rxQnR6cwWH
— Beatriz | bitstobrands.com (@beatrizguarezi) April 30, 2020
https://twitter.com/frufru/status/1255918037917675520
Veja mais histórias:
https://www.instagram.com/p/B_2QdgTgaFO/?lite=1
https://www.instagram.com/p/B_048IKHMwO/?lite=1
https://www.instagram.com/p/B_xjNJJHQNV/?lite=1
https://www.instagram.com/p/B_xYtT2nFmW/?lite=1
https://www.instagram.com/p/B_xKhVHHgq1/?lite=1
https://www.instagram.com/p/B_u1ZdJntIy/?lite=1
https://www.instagram.com/p/B_ukwhfnjnm/?lite=1






