Modelo com visão monocular escolhido por Rihanna gerou representatividade imediata

por | maio 30, 2019 | Comportamento

Rihanna sabe bem que está contribuindo, e muito, para a representatividade e a diversidade dentro da indústria da moda.

Isso porque, no lançamento de sua marca de roupa, a Fenty, a famosa contratou modelos que fogem dos “padrões de beleza” e um deles, que tem visão monocular (enxerga com apenas um dos olhos), despertou uma onda inspiradora (e de conscientização) sobre o grupo de pessoas que tem a mesma característica.

Modelo com visão monocular em campanha da Fenty

Rihanna já havia recebido muitos aplausos por ter escolhido uma modelo de 67 anos para fazer a campanha da Fenty. Mas, a presença de outro modelo no casting da marca também chamou a atenção do público, especialmente no Twitter. Um jovem negro, de dreads, e com visão monocular aparece posando para a marca:

https://instagram.com/p/Bxr8rfCIWt6/

Em mais uma onda de representatividade, muitas pessoas, inclusive as que têm a cegueira em um dos olhos, usaram o Twitter como plataforma para falar sobre a visibilidade ampliada pela presença do modelo.

Uma das usuárias, @pretajeix, comentou sobre o fato de ela e o modelo terem o olho com “a mesma aparência”, publicando uma foto dela mesma na rede social.

O fato de @pretajeix ter falado sobre a visão monocular gerou uma sequência de tweets de muito poder e empatia.

Várias pessoas que também tem essa característica passaram a relatar sobre como é viver com ela, inclusive sendo alvo de preconceitos, porque usam próteses no olho, entre outras experiências. Muitos usuários, então, passaram a elogiá-los pela beleza, a prova de que a diversidade é uma coisa enriquecedora e que faz muito bem à autoestima de todo mundo.

“Nossa esse tweet e os comentários puts, eu também tenho visão monocular no olho esquerdo e sempre tiro foto com o olho fechado ou tampado, e vc e todos que comentaram me alegraram e me deram vontade de tirar foto. Obrigado”, escreveu um usuário.

“Mana, vc é linda, nunca deixem que digam ao contrário. Vc possui essa singularidade e te faz única, aliás, todos somos únicos. Bela demais”, escreveu outro.

Muitos fãs também elogiaram o fato de Rihanna ter escolhido modelos fora dos padrões que a moda costuma reproduzir. E até pediram para que a cantora notasse tanta gente linda com visão monocular e convidasse para ser modelo também.

“Mais um motivo de ser fã daquela mulher. Pioneira, colocando em prática a importância da representatividade de um público tão diverso. Bom pra ela e seus negócios e para os consumidores. Feliz de ver q essa atitude da Riri te impactou de forma tão positiva na tua autoestima”, escreveu uma usuária.

“@rihanna amiga vem ver essa senhora aqui que é um espetáculo e tá querendo modelar seus produtinho! Faz essa enquanto não sai álbum novo miga!”, escreveu outra.

https://media.giphy.com/media/WYhpx99FZcNlm/giphy.gif

Se não for para enaltecer a diversidade, a gente nem entra na internet, né?

Lei para pessoas com visão monocular

Importante destacar que, em sua publicação, @pretajeix reforçou que é necessário pressão para ser aprovada a Lei Amália Barros no Congresso brasileiro, que classificaria “a visão monocular como deficiência sensorial, assegurando a pessoa com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação para a pessoa com deficiência” como a oferta de prótese de olho pelo SUS.

No momento, ela passa por Comissões no Senado.

Diversidade na moda