Na varanda

Ótimo espaço para relaxar e bater um papo com os amigos, a varanda merece atenção especial no projeto de decoração da residência. Em casas e apartamentos, o espaço quase aberto pode seguir o estilo de todos os cômodos ou até mesmo ter uma linha própria – nada impede que uma casa decorada em estilo oriental tenha uma varanda mais despojada. O ideal é sempre procurar o equilíbrio entre os móveis e as plantas. O excesso na varanda pode comprometer a decoração de toda a casa.

Para casas e apartamentos perto da praia, o estilo marítimo faz sucesso, com muito branco, vermelho e azul marinho. Para fugir dos estragos da maresia, optar por móveis de plástico pode ser uma boa opção. Almofadas listradas são ótimas para os sofás. Os tecidos, vale lembrar, devem ser impermeáveis. Optar por materiais resistentes nunca é demais!

No caso de varandas de residências longe da praia, o branco continua valendo, mas a combinação com cores como preto e cáqui cai melhor. As plantas também merecem atenção. Se sua  varanda que recebe muito sol, procure comprar plantas que resistam bem ao calor. No caso de ambientes úmidos, as que gostam de água são as melhores opções.

O piso das varandas normalmente é frio, de materiais como cerâmica e ardósia, mas opções quentes, como a madeira, também são boas, desde que você more em uma região adequada. A iluminação é outro ponto alto. Use luzes diretas e indiretas, que poderão dar um toque todo especial ao espaço. Depois de tudo pronto, é só relaxar e aproveitar.

Créditos

Americanas, www.americanas.com.br

Imaginarium, www.imaginarium.com.br

ONG Arte que liberta, 0xx-11-3045-6136

Tok & Stok, www.tokstok.com.br