Novos talentos

Sai semana de moda, entra semana de moda e lá estão elas, as velhas grifes conhecidas. Mas no meios dos figurões da moda, uma brisa de novidade passou pelas passarelas do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week (SPFW: os desfiles de novos talentos. E eles atuam nas áreas mais diversificadas do mundo fashion: do feminino ao masculino, passando pela moda praia.

Um dos destaques no Fashion Rio foi Layana Thomaz, que já foi modelo, produtora de moda e figurinista. Em 2003, a estilista lançou a primeira coleção de sua grife “Vista a roupa, meu bem!”, com a cardiopatia como tema. As blusas, vestidos e saias tinham cicatrizes estampadas. Outro hit da estilista foram as camisetas infantis com estampas de bandas de rock como Sex Pistols e Velvet Underground. Na semana carioca de moda, Layana apresentou a coleção Outono-Inverno “Garota Saigon”, inspirada na mulher vietnamita, com muitas formas da década de 60 mescladas com influências dos anos 70, em cores neutras, como preto, marrom, caramelo, verde, azul claro e marinho, lilás e off-white.

O romantismo é a tônica do trabalho de Gisele Nasser, que depois de uma jornada no Amni Hot Spot, que é, justamente, um evento de novos talentos, está em sua terceira coleção no SPFW. Na última edição Outono-Inverno do evento, a estilista adotou como tema o conto da Chapeuzinho Vermelho, usando como cores centrais o vermelho – claro! –, rosa, vinho amarelo e variações de azuis. Erika Ikezili também é cria do Amni Spot, mas com um estilo bem diferente de Gisele. Formada na Faculdade Santa Marcelina, Erika prioriza a construção, a técnica e o acabamento. Tendo as citações bíblicas como tema, no SPFW, Erika apresentou um desfile onde os volumes não foram levados em consideração, com destaque para formas ajustadas. Compondo o trio proveniente do Amni Spot, Fabia Bercsek lançou sua marca em 2000. No último SPFW, apresentou uma coleção cheia de volume e estampas. Propostas diferentes, mas tendo a inovação como tema.

O termo novo talento pode ser aplicado duas vezes no caso de Pedro Lourenço, filho dos estilistas Glória Coelho e Reinaldo Lourenço. Com apenas 15 anos e parte do time do SPFW, Pedro é o estilista mais novo a participar de uma semana de moda no mundo! E ele não começou agora. Aos 12 anos entrou no mercado, assinando a coleção da marca Carlota Joakina. E, como bom novo talento, Pedro inovou ao apresentar um desfile-instalação de arte para o Outono-Inverno 2006, sem trilha sonora, mostrando uma nova versão do estilo black-tie.

E, sim, a moda praia também tem seus novos talentos. Ou melhor, seu novo talento. Mas pode esquecer aqueles biquínis e maiôs simples. O que Luiza Bonadiman faz é uma moda praia chique e cheia de bossa, como no desfile que apresentou no último Fashion Rio que contou com os acessórios da grife Coccai para compor os looks da passarela. Com apenas 22 anos, Luiza chama seu estilo de moda praia noite. Suas peças são repletas de drapeados e detalhes em tecidos vaporosos inspirados em Madame Grès. Tudo muito romântico e feminino.

Na moda masculina, os novos destaques da semana de moda carioca foram as grifes Reserva e Chiaro. A Reserva foi criada em 2004 por Rony Meisler e Fernando Sigal, respectivamente engenheiro de produção e publicitário. O empreendimento inicialmente despretensioso cresceu e ganhou espaço, agradando em cheio o homem jovem e urbano. Já a Chiaro busca o espírito da década de 70, com suas ideologias e utopismos. Muitas coleções da grife são inspiradas em obras de arte.

Mas vida de novo talento não é nada fácil. Com a dificuldade de viabilizar patrocínio para seu desfile no Fashion Rio, Layana Thomaz rifou cinco peças de sua coleção Outono-Inverno. Quem concorre, pagando R$ 100, ganha uma bolsa double de tecidos garimpados como seda, algodão, jacquard, brocado e shantung. Os cinco ganhadores poderão escolher um dos modelos da coleção que será feita sob medida.

Dificuldades sim, mas os presságios para esses novos estilistas são os melhores. Érika Ikezili já tem uma loja em São Paulo e vende em mais de 25 marcas em todo o país e em trend shops dos Estados Unidos e Japão. A Reserva tem showrooms montados no Rio de Janeiro e em São Paulo e, além disso, pode ser encontrada nas multimarcas Contemporâneo, Ellus Second Floor, Casa Magrella, Moda Nacional e Pelu. E que venham mais novos talentos!