O estresse de fim de ano está afetando a sua rotina? Saiba os efeitos e como lidar

por | nov 13, 2019 | Comportamento

Aquele estresse que muita gente sente no fim do ano não é apenas coincidência. O clima de retrospectiva deixa as pessoas mais pensativas, fazendo um balanço do ano, do que deu certo ou errado. Só que em meio a esse momento mais introspectivo, tem também muita coisa para resolver. Compromissos, confraternizações, compras, organização da casa, definir o menu da ceia…

Dados da International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR) mostram que o estresse pode aumentar em até 75% nesse período.¹

Toda essa tensão pode provocar fortes dores musculares, ansiedade e outros problemas que atrapalham a sua rotina¹. Veja dicas para manter o controle nessa fase e resolver tudo com mais calma.

1. Faça listas

É uma medida simples mas que faz toda a diferença na organização do dia a dia. Crie uma lista com as tarefas diárias e semanais e realize uma coisa de cada vez.

2. Delegue funções

Não adianta querer ser mulher-maravilha e achar que pode dar conta de tudo sozinha. Divida as funções com a família e amigos.

3. Não procrastine

Deixar as compras para a última hora, com certeza, é pedir para enfrentar momentos estressantes. Manter a calma em shoppings, lojas e supermercados lotados não é fácil. Com tempo, é possível antecipar as compras aos poucos e não ficar sobrecarregada.

4. Pratique exercícios

Quando os compromissos aumentam, é comum deixar a academia de lado e as atividades de lazer. Isso é perigoso. A prática de exercícios eleva os níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e ajuda a reduzir os níveis de estresse. Planeje os seus compromissos sempre priorizando esses momentos.

5. Não ignore dores

Dores musculares constantes podem ser um reflexo do estresse², tensão e má postura. Durante o expediente, é importante fazer pausas para alongar os braços, mãos e pernas. Esses exercícios de alongamento e relaxamento realizados por 10 ou 15 minutos são capazes de prevenir e diminuir os casos de LER (lesão por esforço repetitivo)³.

Se mesmo assim, as dores insistirem em incomodar, CataflamPRO pode ajudar a manter sua rotina. CataflamPro é um medicamento tópico, que age direto no foco da sua dor proporcionando alívio rápido* e tratando a inflamação.

Fontes

¹ ISMA-BR. Cuidado: estresse aumenta em média 75% no fim de ano. Disponível em: http://www.ismabrasil.com.br/img/estresse9.pdf Acesso em 01 Nov. 2019

² HAVARD MEDICAL SCHOOL. Anxiety and physical illness. 2018. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/anxiety_and_physical_illness Acesso em 01 Nov. 2019

³ OLIVEIRA, J.R.G. A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Revista de Educação Física. 2007; 139:40-49.

CATAFLAMPRO (DICLOFENACO DIETILAMÔNIO) (MS 1.0107.0328). SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Indicações: dores nas articulações, nas costas, dores musculares e tendinites. CHBR/CHVOLT/0027/19a-NOV/19
*CataflamPro age até 4x mais rápido quando comparado a pomadas/géis sem medicamentos. Referente à linha emulgel 1%. PREDEL,H., et al.; Efficacy and safety of diclofenac diethylamine 1. 16% gel in acute neck pain: a randomized, double-blind, placebo-controlled study, BMC Musculoskeletal Disorders, Nyon, 21 de agosto de 2013, 14, 250.