Escolher o local onde vai se casar é o primeiro passo para a organização do grande dia. Lembre que todos os demais serviços de recepção, logística e infra-estrutura serão baseados na região escolhida. E, claro, a escolha precisa combinar com o estilo do casal, mas também refletir o que desejam transmitir aos convidados.
Além disso, como o local da cerimônia e o da festa podem exigir alguns cuidados antes do contrato assinado, a equipe do Casamento Prático MG alerta para as vantagens e desvantagens de se casar numa zona mais rural ou urbana.
Casar no campo ou na cidade?
Como tudo na vida, ambas as opções possuem prós e contras e merecem ser analisadas com cautela. Conheça abaixo alguns pontos positivos e negativos de cada cenário:
Bodas urbanas
Casamentos na cidade, geralmente, acontecem no fim do dia ou noite. E senão junto com a igreja, também é provável que a cerimônia de celebração seja realizada em um espaço especializado para festas e recepções. Prepare-se para interagir com desconhecidos à mesa, comer e até dançar.
Realizar seu casamento na própria cidade é um ponto positivo quando se leva em conta a questão do deslocamento dos convidados. Optar por realizar a cerimônia próximo de casa evita ter que lidar com a variável causada pelo translado dos convidados, já que há mais facilidade e possibilidade de todos comparecerem ao grande dia.
Porém, há o outro lado da moeda. Casar em casa faz com que sua lista de convidados possa ficar maior. Assim, é preciso dosar orçamento com planejamento para não se exceder e, ao mesmo tempo, contemplar todas as presenças de pessoas próximas e importantes para ambos os noivos.

Bodas no campo
O “destination wedding”, o tipo de casamento que acontece em cenários para os quais todos precisam se deslocar, pode variar muito. Fica a critério dos noivos escolher se vai indicar como chegar e onde se hospedar ou quer bancar as passagens e deixar a hospedagem por conta do convidado. Hospedar todos os convidados juntos em pacotes fechados, enfim. Tudo vai depender da quantidade e proximidade que tem com seus convidados.
Por mais que pareça ser uma opção trabalhosa e mais cara, é com toda a certeza uma experiência única. Por isso, um dos pontos positivos a ser destacado é a mudança de atmosfera e paisagem. Há uma imersão completa no clima de romantismo e união até a hora de voltar para casa. Além disso, também existe a possibilidade de realizar a lua de mel no próprio destino de casamento.
Entre os pontos negativos, talvez o principal deles seja o fato de que nem todo mundo poderá comparecer à cerimônia. Por isso, vale a pena analisar uma data que contemple o maior número de pessoas queridas, e também com o máximo de antecedência possível para que todos se organizem não apenas com suas agendas, mas também financeiramente.
Para ter ideias até o casamento
- Renovação dos votos de Rafa Brites e Andreoli tem carro rosa
- Veja como foi o casamento dos ex-BBBs polêmicos
- 10 perfis de casamento para seguir no Instagram





