Automóveis precisam de manutenção periódica para rodar com segurança e os cuidados devem ser ainda maiores antes de pegar a estrada. Para garantir uma viagem segura, vale a pena gastar alguns minutinhos no posto para verificar itens básicos, como pneus, óleo e água.
Leia também:
Você sabe trocar as marchas do seu carro? Faça o teste e descubra
Veja como organizar o porta-malas para viajar antes de colocar o pé na estrada
Frases de caminhão engraçadas para rir um pouquinho no trânsito
Confira quais itens não podem ficar de fora dessa vistoria e aproveite cada minuto do roteiro sem preocupação.
Manutenção do carro
Freio
Verifique o estado das pastilhas e discos, que devem estar dentro do prazo de troca, e do fluido do freio. Se estiver muito sujo, em baixa quantidade ou vencido, esse óleo não lubrifica como deveria as peças do sistema e pode comprometer a frenagem do veículo.
Ferramentas e acessórios
Antes de sair de casa você faz o possível para garantir uma viagem tranquila, mas como imprevistos acontecem, é melhor verificar se todos os acessórios de segurança estão em bom estado. Triângulo, ferramentas, macaco, extintor e estepe devem estar prontos para entrar em cena.
Verifique se todos os acessórios de segurança estão em ordem Crédito: Thinkstock
Óleo do motor
Também é preciso verificar o óleo do motor, responsável por lubrificar todas as engrenagens da peça. Com o tempo, o produto perde sua viscosidade e deixa de cumprir sua função. Confira no manual no fabricante de quanto em quanto tempo você deve trocar o óleo do seu veículo.
Luzes
Pegar estrada com alguma das luzes de sinalização queimadas? Nem pense nisso! Antes de seguir viagem, é preciso se certificar de que farol, luz do freio e pisca alerta estão funcionando como deveriam. Elas ajudam a garantir a sua segurança e a dos outros motoristas.
Pneus
Crédito: Thinkstock
Primeiro verifique o estado de conservação dos pneus. Se o desgaste dos sulcos estiver no nível da borracha, isto é, for superior a 1,6 mm, é preciso trocar a peça. Pneus carecas comprometem a estabilidade do veículo e são um perigo nas estradas, principalmente em dias de chuva. Depois, calibre os pneus de acordo com as especificações do fabricante. Não se esqueça de verificar o estepe ou você pode acabar em uma furada – literalmente.
Água
A água controla a temperatura do motor e, se estiver em baixa quantidade, pode deixar você o pé na estrada. Isso porque o motor ferve e é preciso desligar o carro e esperar o socorro chegar.
Limpador de para-brisa
Você só se lembra dele quando precisa de uma ajudinha para enxergar o lado de fora em meio a uma chuva forte. O limpador de para brisa merece manutenção periódica e precisa ser trocado eventualmente. A borracha seca e desgastada, além de não cumprir sua função, pode acabar riscando o vidro do carro.