Como legítima carioca, acredito que Deus é brasileiro. E quando a gente tem a oportunidade de viver um verão cálido e cheio de vida em qualquer parte do globo, descobrimos que, além de Deus, o verão também é brasileiro. É divertido ver as influências da nossa moda desfilando pelas praias européias. É só passear por qualquer praia de Barcelona, como, por exemplo, a Barceloneta ou Bogatel, conhecida como a praia dos brasileiros, para ver biquínis verde e amarelo que são os mais vendidos nas marcas líderes de roupa de praia espanholas, como Women’s Secret, do grupo Cortefiel, e Oysho, da Inditex. Também vamos encontrar por toda parte as bolsas de palha, esteiras e Havaianas, tudo com a carinha do nosso Brasil.
Essa influência se confirmou nos meses de junho e julho, nas feiras de moda, que são certamente o momento mais glamouroso do mercado fashion, onde as maiores marcas do mundo resolvem desembarcar na Espanha. Duas grandes feiras trouxeram toda essa efervescência: O Bread and Butter, um dos maiores eventos de moda da Europa, em Barcelona, e a Semana Internacional de Moda de Madrid (SIMM), na capital.
Foi tudo meticulosamente montado pelos organizadores alemães, que reproduziram cenários que lembravam o Posto 9, em Ipanema, e as praias e coqueiros do Nordeste brasileiro
É realmente um show à parte. A Bread and Butter, que aconteceu dos dias 2 a 4 de julho, é uma mistura de Saint-Tropez com o festival de Woodstock. Jovens bonitos, queimados, e muito estilosos desfilaram pelos corredores feitos de areia com tops e biquínis inspirados no nosso tradicional cortininha brasileiro. Tudo isso, claro, adaptado ao tamanho do biquíni europeu, mas, enfim… não deixa de ser um déjà vu das praias brasileiras.
Foi tudo meticulosamente montado pelos organizadores alemães, que reproduziram cenários que lembravam o Posto 9, em Ipanema, e as praias e coqueiros do Nordeste brasileiro. Marcas da terrinha como Colcci, Melissa e Havaianas marcaram presença. A Havaianas montou até uma tendinha superbacana, com direito a sandálias personalizadas e tudo. Você escolhia a base e fazia a tirinha com corda, pano, nylon ou com o que quisesse. Custava a bagatela de 25 euros, um pouco caro para os nossos padrões, mas era por uma boa causa: o fundo era revertido para uma entidade carente.
A Semana de Moda de Madrid (SIMM) é um pouquinho mais séria, mas também se rendeu aos encantos dos trópicos e escolheu o Brasil como tema principal da feira. Organizaram um salão inteiro dedicado ao verde e amarelo, o Fashion from Brasil. As pedras e bijuterias brasileiras enfeitavam os desfiles das marcas Rosa Chá e DIMM entre outros. Na entrada do salão distribuíam até Guaraná Antártica.
Além das feiras européias, nos Estados Unidos, o Brasil também fez história. Na última edição da Miami Swim Show, do dia 18 a 22 de julho, as marcas de roupa de praia brasileira foram a prata da casa. As tradicionais e lindíssimas, diga-se de passagem, Rosa Chá, Lenny, Água de Coco e Salinas deram um show. A Totem brilhou com estampas originais e esvoaçantes. Destaque especial para Anika, que apostou em estampas misturadas com apliques inspirados em corais e cores vivas, tudo dando um toque especial aos biquínis, vestidos e saídas de praia da marca. Realmente um luxo ver nossas influências por toda parte. Nessas horas é que a gente bate no peito e pensa: “Que orgulho ser brasileiro: além de craques, somos fashion!”.