Destaque na Seleção Brasileira, Gabi Portilho está fazendo história nas Olimpíadas de Paris 2024
Gabi Portilho, camisa 18, vem chamando a atenção nos jogos do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024. A atacante, decisiva nos mata-matas, veio do Corinthians e marcou gols contra França e Espanha, ajudando a levar a Seleção Brasileira à final, depois de 16 anos que tiveram a mesma oportunidade. Conheça a atleta!
Quem é Gabi Portilho: atleta da seleção brasileira de futebol
Gabi, de 19 anos, disputa sua primeira grande competição com a camisa da seleção nas Olimpíadas de Paris 2024. Nas últimas quatro temporadas, a atacante trabalhou com Arthur Elias, técnico da Seleção nos Jogos Olímpicos, o que fez com que ganhasse a confiança necessária para disputar um mundial.
No Corinthians desde 2020, Gabi coleciona títulos: é bicampeã da Libertadores, tricampeã da Supercopa do Brasil, tetracampeã brasileira, tricampeã paulista e campeã da Copa Paulista. Anteriormente, a jogadora estava no 3B da Amazônia, onde também foi campeã estadual, em 2019.
Durante a sua trajetória no futebol, Gabi passou também por outros clubes: Osasco-SP, São José-SP e Kindermann-SC. No entanto, a jogadora atuou duas temporadas fora do Brasil, no Madrid CFF, onde sofreu com uma grave lesão no joelho, ficando fora dos gramados durante um ano.
“A maior dificuldade foi ter que ficar longe da minha família para ir atrás de uma vida melhor para eles. Era muito nova. Foram muitas adversidades, fora o preconceito, e confesso que pensei em desistir. Mas por outro lado, esses momentos difíceis me tornaram mais forte. Aprendi a ser resiliente. Percebi que momentos ruins servem como lições”, contou Gabi, ao Estadão, em 2021.
Um fato curioso sobre a sua trajetória, no entanto, é que Gabi começou no futebol para ter condições de ajudar a família humilde, tendo a avó como inspiração. “Toda vez que entro no campo, faço o que minha avó ensinou: peço proteção e direção. Depois de tudo, coloco a mão no coração”.
Gabi Portilho nas Olímpiadas de 2024
Uma das esperanças do Brasil para buscar o ouro olímpico inédito, Gabi Portilho marcou o gol de classificação, nas quartas de final, diante da França, levando o Brasil para outro patamar. Nas semis, contra a Espanha, entretanto, a jogadora balançou as redes no 4 a 2 que levou a Seleção à final, depois de 16 anos.
A primeira competição internacional de Gabi Portilho pelo Brasil aconteceu em 2022, na Copa América Feminina, conquista fundamental para garantir a sua vaga nas Olimpíadas. A atacante, no entanto, entrou apenas no segundo tempo, da final contra a Colômbia.
Posteriormente, Gabi ainda participou do vice na Copa Ouro Feminina 2024, já com Arthur Elias. A final, entretanto, foi perdida para os Estados Unidos. Até o início dos Jogos Olímpicos, a atleta só tinha marcado um gol pelo Brasil.