Órgãos doados de Gugu podem salvar até 50 pessoas: “Batendo em muitos outros corações”

por | nov 25, 2019 | Comportamento

Logo após a confirmação da morte de Gugu Libertato na última sexta-feira (22), a família do apresentador informou que atenderia à vontade dele e doaria todos os seus órgãos.

A notícia já havia comovido muita gente, mas a informação que viria posteriormente era ainda mais emocionante: os órgãos doados do apresentador podem salvar até 50 pessoas que estão na fila de espera, na esperança de um transplante para poder seguir a vida.

Doação de órgãos de Gugu

Gugu teve morte encefálica após machucar a cabeça em uma queda em sua residência, em Orlando, na Flórida (EUA) na última quarta-feira (20).

Quando a morte encefálica é declarada, cabe aos familiares a decisão de desligar os aparelhos que estão mantendo os outros órgãos funcionando – o que acarreta a paralisação deles – ou fazer a doação dos órgãos e tecidos.

Antes de morrer, Gugu Liberato já havia expressado o desejo de doar seus órgãos e atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação.

Segundo uma nota enviada pela assessoria de imprensa de Gugu, a cirurgia para a retirada, realizada na madrugada do último domingo (24), durou mais de seis horas e antes do início da operação, os médicos e toda a equipe do hospital fizeram uma menção de honra dizendo:

Órgãos de Gugu podem ajudar até 50 pessoas

Como são vários órgãos, de córneas a coração, até 50 pessoas que esperam na fila de doação, poderão ganhar mais um tempo de vida com este “presente” que o apresentador deixou.

A vontade da família era que o coração de Gugu fosse doado a um brasileiro, mas não foi possível por questões da distância e tempo de conservação dos órgãos.

O neurocirurgião brasileiro, Guilherme Lepski, que viajou para analisar o caso de Gugu, deu uma entrevista ao “Fantástico” e explicou que o transporte do coração do apresentador até o Brasil era inviável.

“Havia o desejo da família de doar o coração para um brasileiro, mas, infelizmente isso não é possível porque o tempo de transporte seria demasiado longo e a chance de se perder o órgão seria grande”.

Mesmo assim, a família do apresentador está em paz, pois sabe que os órgãos de Gugu beneficiará qualquer pessoa que estiver precisando, em qualquer parte do mundo.

Antes da realização da cirurgia para a retirada dos órgão, um texto escrito pelos familiares do apresentador foi lido em primeira pessoa e um trecho, em específico, é muito emocionante.

Gugu sempre gostou de ajudar o próximo e mesmo após sua morte, deixa uma enorme contribuição para as pessoas que estão esperando pela doação de órgãos.

Morte de Gugu Liberato: homenagens