Os novos ateliês > Mais do que compras

O artista plástico Virgílio Bahde já viveu a experiência da vitrine em shopping. Mas depois de dois assaltos a sua loja, resolveu voltar para o ateliê onde investe em metais acessíveis para a confecção de bijuterias com acabamentos esculturais. Mas nem assim conseguiu se livrar do apelo do consumo em larga escala imposto pela estrutura de grandes marcas. “As coleções desenhadas para a marcas Lenny, Patrícia Vieira, Clube Chocolate e Cristiane Zveiter não são montagens que caracterizam as bijuterias, são peças desenhadas uma a uma. São pequenas coleções que fazem parte da linha de acessórios das grifes e que mantêm a alta rotatividade do ateliê”, diz ele. Essa versatilidade dos artistas e estilistas em desenhar peças para si e ainda atender a solicitações é um dos grandes trunfos dos ateliês e a chance de o grande público ter acesso à exclusividade.

Algumas lojas já descobriram que existe também uma safra de novos consumidores, que busca experiências e identidade enquanto faz compras

Algumas lojas já descobriram que existe também uma safra de novos consumidores, que busca experiências e identidade enquanto faz compras. A multimarcas Dona Coisa tem cara, jeito e localização típicas de ateliê. A semelhança mora na intenção de atrair uma clientela especial, que valoriza design e um certo caráter artístico nos seus produtos. São 45 marcas escolhidas a dedo, muitas delas de designers de ateliês, que encontraram um espaço maior para divulgar seus trabalhos.

À moda antiga, fazer roupas sob encomenda ou trocar o conforto do shopping pelo aconchego de uma instalação bucólica e conhecer produtos por quem os faz, é mais do que fazer compras. É ampliar horizontes em um mundo que ficou reduzido com a globalização.

Serviço

Dona Coisa
Rua Lopes quintas, 153 – J. Botânico
Rio de Janeiro
Tel (21) 2249 2336
[email protected]

Ateliê Virgílio Bahde
(21) 2620 7590

Ateliê Muggia
(21) 9236 6409

Ateliê Stix
R. Buenos Aires, 271/314. Centro
(21) 22323269
[email protected]