Os opostos se atraem? Estudo analisou se o ditado é mesmo verdadeiro

por | ago 24, 2016 | Comportamento

O conceito romântico de que os opostos se atraem e estabelecem uma relação interessante e apaixonada é antigo e bastante difundido culturalmente através da literatura, do cinema e da televisão. Mas será que é realmente possível manter um relacionamento duradouro com alguém completamente diferente.

Os opostos se atraem no amor?

Um estudo realizado pela Universidade do Kansas e do Wellesley College indica que a ideia pode até parecer instigante, mas não se aplica completamente na vida real. Através de análises de casais de amigos, namorados e de longa dada, os relacionamentos mais duradouros eram baseados em semelhanças de valores, personalidade e atividades recreativas.

iStock

Segundo a pesquisa, o momento decisivo para que uma relação se estabeleça é o contato inicial, que faz com que as pessoas decidam se vale ou não a pena investir no outro. Como a busca por conforto, confiança e similaridade é praticamente instintiva, a similaridade de gostos e pensamentos pesam mais no contexto e na atração.

Os autores do trabalho científico, no entanto, não consideram inviáveis relacionamentos duradouros entre opostos, que realmente podem dar certo, mas que definitivamente são mais raros e exigem esforço extra dos envolvidos. Chris Crandall, co-autor do estudo, diz que a escolha por semelhantes ocorre primeiro, mas avalia que se existe uma mudança natural de rumo é possível estabelecer relações fortes e significativas com pessoas diferentes de você.

Namoro à distância: 5 coisas essa relação te ensina “na marra”