Perigo: AVC

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Um estudo publicado no início do ano na revista científica “Stroke” afirma que 90% dos brasileiros dizem não ter nenhum tipo de informação sobre o AVC (acidente vascular cerebral), a doença que mais mata no país e mais deixa inválidos permanentes. A conclusão é preocupante e atrapalha a prevenção e o tratamento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2007, mais de 168 mil brasileiros foram vítimas de AVCs. Dessas, cerca de 30 mil morreram. Também conhecido como derrame, o AVC costuma ocorrer quando coágulos entopem vasos que levam sangue à cabeça, danificando regiões do cérebro responsáveis por funções vitais como a respiração ou os movimentos do corpo.

Pesquisadores entrevistaram 800 pessoas de diferentes níveis sociais nas cidades de São Paulo, Salvador, Fortaleza e Ribeirão Preto. Desse grupo, por exemplo, apenas 15,6% souberam dizer o significado da sigla AVC e 26,5% tinham conhecimento de que o médico indicado para acompanhar a doença é o neurologista. A pesquisa mostrou ainda que os brasileiros confundem AVC com problemas do coração, nervosismo, epilepsia e até câncer.

Entre os entrevistados, 18,5% não mencionaram nenhum dos fatores de risco que podem levar ao AVC. Mas a lista é grande: pressão alta, sedentarismo, obesidade, diabetes, problemas cardíacos, maus hábitos alimentares, tabagismo, colesterol alto e estresse.

Notícia da Folha Online