Pouco esperma significa menos prazer?

O volume da ejaculação varia de homem para homem e de relação para relação, e muitas mulheres acham que isso tem relação com o nível de prazer sentido pelo parceiro durante o orgasmo. Segundo a sexóloga Carla Cecarello, a quantidade de esperma expelida na ejaculação independe da excitação do homem.

Leia também:
Quantidade de esperma preocupa homens tanto quanto tamanho do pênis, diz pesquisa
Esperma muda de sabor conforme a dieta do homem?
Guia do pênis: entenda como ele funciona e dê mais prazer ao parceiro

“Não tem nada a ver com prazer. O volume do esperma depende da quantidade de líquido presente na próstata somado ao conteúdo da vesícula seminal”, explica, salientando que esta é uma característica pessoal. “Alguns homens ejaculam mais normalmente por terem maior produção da vesícula seminal e próstata.”

De acordo com Carla, o que pode interferir neste volume é o intervalo de tempo desde a última ejaculação. “Se o homem acabou de ejacular em uma relação anterior ou masturbação, a quantidade de líquido vai ser menor. Se ele está há muito tempo sem ter relação, será maior e apresentará uma cor diferente, já que o esperma estará mais concentrado”, diz.

Outro fator que pode interferir é a idade, já que homens mais velhos apresentam um esperma mais ralo devido a alterações biológicas, o que pode dar a falsa impressão de haver menos quantidade.

Carla esclarece, ainda, que o volume da ejaculação não está ligado com a fertilidade do homem. Alimentação e consumo de bebidas também não interferem diretamente na quantidade, apesar de poderem causar alterações de cor, cheiro e gosto do esperma.

Sinal de problema

A sexóloga explica que o homem só deve se preocupar caso não consiga ejacular nada. “Isso pode indicar que a ejaculação está indo para a bexiga e, neste caso, precisa fazer um tratamento médico”, diz.