Diante do câncer, Preta Gil se apaixonou ainda mais pela vida: emanou amor e otimismo até o fim

A cantora Preta Gil mostrou que, mesmo diante da finitude, é possível viver conquistas e momentos felizes

Alegre, corajosa e sempre radiante, Preta Gil buscou manter sua essência mesmo diante do maior obstáculo que encarou na vida. A cantora, que não se deixou esmorecer anteriormente diante das críticas que sempre recebeu ao corpo e ajudou tantas mulheres ao falar sobre autoestima, se apaixonou ainda mais pela vida após o diagnóstico de câncer – e, ao vivenciar conquistas e alegrias mesmo na dureza da doença, ensinou muito sobre felicidade, leveza e amor.

Últimos anos de Preta Gil foram de amor e leveza

(Crédito: Reprodução/Instagram @pretagil)

Ao final de 2022, Preta Gil chocou fãs e outros famosos ao revelar o diagnóstico de câncer. A seguir, no entanto, ela surpreendeu ainda mais conforme transformou a dureza da doença em inspiração ao compartilhar, além dos desafios, as inúmeras alegrias que teve durante os últimos anos de vida. Ela mostrou, assim, que mesmo diante da finitude, é possível viver a felicidade plena.

Conscientização e autoestima

Preta Gil
(Crédito: Reprodução/Instagram @pretagil)

Logo após o difícil diagnóstico, Preta já pensava em transformar a própria experiência em auxílio e cuidado. Ela queria fundar um instituto focado na conscientização e prevenção ao câncer colorretal. Isso não se concretizou – mas, durante a longa convivência da cantora com a doença, ela disseminou muito conhecimento sobre a condição, incentivando que pessoas não ignorem os sinais que o corpo manifesta.

A voz de Preta Gil durante o tratamento de câncer colorretal foi especial principalmente para pessoas ostomizadas. Isso porque, durante essa jornada, ela teve de amputar o reto e passou a usar uma bolsinha de colostomia – algo que aceitou e expôs com naturalidade, firmeza e amor.

Otimismo inabalável e fim cheio de conquistas

(Crédito: Reprodução/Instagram @pretagil)

Mesmo diante do grande obstáculo, a fé e o otimismo da artista nunca se abalaram. Devota de santos católicos e orixás de religiões de matriz africana, ela acreditou na própria felicidade até o fim – e isso teve frutos. Foi durante esse momento difícil, por exemplo, que a cantora deixou um relacionamento visto como ruim e deu uma nova chance para o amor, se envolvendo com o cantor Danrlei Orrico.

Também foi nesse cenário dolorido que a artista vivenciou um dos momentos mais marcantes da carreira. A última apresentação de Preta Gil em um palco foi ao lado do pai, Gilberto Gil, ocasião em que eles cantaram “Drão” e fizeram a emoção tomar conta tanto deles quanto do público no Allianz Parque, em São Paulo.

Preta Gil
(Crédito: Reprodução/Instagram @pretagil)

Como tentativa de prolongar sua vida, Preta fez uma extensa e delicada cirurgia em dezembro de 2024. Mesmo após uma difícil recuperação, no entanto, ela não desistiu de viver boas experiências: como um dos últimos mergulhos que deu no mar de Salvador, ainda usando uma sonda e cercada pelo cuidados dos amigos.

(Crédito: Reprodução/Instagram @pretagil)

Fortaleza de amigos e familiares

Amante do Carnaval, a cantora teve de se afastar do bloco que comandava antes de adoecer. Ela teve, porém, um último Carnaval – e ele foi bem simbólico. Longe do agito, mas ainda imersa nos eventos dessa época do ano, ela prestigiou amigas como Ivete Sangalo e Ludmilla na avenida, recebendo lindas homenagens de ambas.

Preta Gil
(Crédito: Reprodução/Instagram @pretagil)

Além disso, Preta ainda deixou claro para o mundo o que significa uma amizade verdadeira. Sempre cercada por amigos, ela teve sua vida inundada por mais amor após o diagnóstico de câncer, e pôde presenciar os maiores esforços que os amigos poderiam fazer por ela.

O apresentador Gominho, por exemplo, deixou a própria vida para trás após o diagnóstico de Preta, mudando de cidade para viver ao lado da cantora na casa dela. Já no final da vida, enquanto se tratava nos Estados Unidos, ela teve a prova de que alguns amores realmente desconhecem fronteiras. Isso porque, mesmo fora do Brasil, ela seguiu cercada de amigos e familiares que viajavam constantemente para estar com ela.

Preta Gil
(Crédito: Reprodução/Instagram @pretagil)

Trajetória de Preta Gil com o câncer: relembre

Preta Gil descobriu um câncer colorretal no final de 2022 após passar mal em casa. Em 2023, ela passou por quimioterapia, radioterapia e uma delicada cirurgia para retirar o tumor. Na sequência, a cantora viveu meses nos quais não havia sinais da doença no corpo – mas, em agosto de 2024, o câncer retornou de forma metastática.

Nesse novo cenário, a cantora tinha focos do câncer colorretal em outros locais do corpo, como no ureter, em gânglios e no peritônio. Ela passou então por mais tratamentos – que não surtiram efeito – e em uma extensa cirurgia para remover esses focos da doença. Por fim, em busca da cura ou da estabilização do câncer, ela foi para os Estados Unidos para fazer um tratamento experimental em maio de 2025.

Preta Gil morreu dois meses depois disso, aos 50 anos de idade, após sofrer uma piora no quadro em meio ao tratamento.