“Se fazer de difícil” realmente aumenta seu poder de sedução, prova estudo

por | ago 24, 2020 | Comportamento

A tática de ” se fazer de difícil” na hora da conquista não é nova e sempre levantou muitos debates, já que pode ter resultados bastante variados e, em alguns casos, ser encarada como um conselho antiquado.

Mas um novo estudo aponta que demonstrar aquela suposta indiferença na paquera pode, de fato, aumentar seu poder de sedução e fazer com que você pareça “mais sexualmente desejável”.

“Se fazer de difícil” funciona na conquista

Shutterstock

Pesquisadores da Universidade de Rochester e do Centro Herzliya examinaram os efeitos do truque na paquera e concluíram que tornar a “perseguição” mais complicada aumenta sua atratividade.

“Pessoas que são muito ‘fáceis’ podem ser vistas como mais desesperadas. Isso faz parecer que são menos valiosas e atraentes do que aquelas que não mostram seu interesse romântico logo de cara”, diz Gurit Birnbaum, um dos autores do estudo.

No trabalho científico, publicado no Journal of Social and Personal Relationships em 4 de junho de 2020, os especialistas realizaram vários experimentos para avaliar os efeitos da tática.

Em um dos testes, os participantes interagiram com pessoas cujos perfis online de namoro indicavam que elas eram difíceis de serem conquistadas. Os resultados revelaram que esses perfis eram mais valorizados e vistos como mais desejáveis.

Outro experimento colocou os participantes para conversar pela internet com um suposto pretendente que, na realidade, era um “infiltrado”, ou seja, alguém que fazia parte da equipe de pesquisadores. Ao final, os voluntários foram convidados a deixar uma mensagem.

No geral, o estudo sugere que “se fazer de difícil” faz com que uma pessoa pareça sexualmente mais desejável. Além disso, os pretendentes mais resistentes tinham aumentadas as suas chances de interesse por um segundo encontro.

Estratégia não funciona sempre: como fazer do jeito certo?

ShutterStock

Os pesquisadores, no entanto, destacam que essa estratégia não funciona sempre ou é indicada para todos. Isso porque ela pode dar a ideia de que você é arrogante ou simplesmente está desinteressado. Assim, o tiro sairá pela culatra.

Mas, afinal, com combinar as duas abordagens? Segundo os especialistas, o mais válido é mostrar interesse inicial nos pretendentes para não afastá-los completamente.

Outra dica dada pelos pesquisadores é: não revele muito sobre você, pois as pessoas são menos propensas a desejar o que já têm. Em vez disso, construa gradualmente uma conexão com um parceiro em potencial, criando assim “uma sensação de expectativa e um desejo de saber mais sobre o outro”.

Relacionamentos