Um problema nas cordas vocais talvez seja o maior pesadelo de um cantor. E foi justamente por essa angústia que passou Shakira, alguns anos atrás. Na época, ela chegou a declarar: “Eu duvidei que estaria na frente de uma multidão novamente cantando minhas músicas”. Confira no vídeo abaixo como a cantora superou a condição e retomou sua fé:
Shakira correu o risco de perder a voz
mini:
Em 2017, lançou “El Dorado”, o décimo álbum de sua carreira, que ficou no topo das paradas e foi indicado a diversos prêmios internacionais. Uma turnê por 22 países iria coroar o sucesso, mas a descoberta de uma doença nas cordas vocais atrapalharia os planos e colocaria em cheque a carreira da cantora.
Shakira estava se preparando para sua maior turnê mundial, mas precisou abandonar tudo para cuidar de um grave problema de saúde. “Na reta final dos meus ensaios senti uma rouquidão estranha que me impedia de cantar. Os médicos, após me examinarem, detectaram que eu havia sofrido uma hemorragia na corda vocal direita”, contou a artista.
Os profissionais que cuidavam da saúde da cantora acharam que a recuperação seria rápida, mas exames mais detalhados revelaram a gravidade da situação.
A essa altura, os cinco primeiros shows já haviam sido cancelados e, para não frustrar ainda mais os fãs, Shakira tomou uma atitude drástica: adiou por tempo indeterminado sua turnê. Sobre sua condição, ela relatou: “Infelizmente, a hemorragia não parece ter diminuído e meu pesadelo continua. Estou atualmente em uma batalha muito difícil pela minha recuperação”.
Diante do quadro, Shakira foi aconselhada a fazer uma cirurgia bastante arriscada, que poderia comprometer até 80% de sua capacidade vocal.
Os fãs ficaram assustados com a notícia, mas ofereceram apoio de uma forma que deixou a própria cantora surpresa. “Eu tinha todo tipo de pessoa orando por minha voz todos os dias. Eu não sabia que era amada assim”, disse em entrevista.
Shakira recuperou sua voz e sua fé
Preocupada com sua saúde e seu futuro profissional, Shakira decidiu procurar outros médicos e fazer novas avaliações, mas todos os recomendavam a cirurgia.
Como seu quadro só se agravava, ela passou a falar o mínimo possível e, com medo das sequelas, tomou uma decisão controversa: decidiu que não iria se submeter à operação. E passou a rezar por sua cura.
“Eu tinha esquecido de rezar por um tempo, mas quando você passa por dificuldades, de repente você recupera sua fé”, admitiu a cantora. Aos poucos, sua voz foi voltando ao normal e ela conseguiu se restabelecer sem passar por qualquer cirurgia.
Em 2018, um ano após o susto, Shakira já estava totalmente curada e retomou os planos de partir para a estrada com sua turnê, que foi um verdadeiro sucesso. “Milagrosamente, e ao contrário de tudo o que os médicos previram, eu me recuperei naturalmente. A lesão desapareceu completamente das minhas cordas vocais”, contou a famosa para alívio dos fãs.
Vida e carreira de Shakira
- Foto da família completa de Shakira é muito linda: o filho tem o sorriso dela
- Shakira arrasou no show do Super Bowl, mas “língua inquieta” virou meme
- Estes são os exercícios de Shakira para endurecer glúteos que você pode copiar