Se você tem uma pequena empresa, sabe bem que pode ser desafiador fazer com que ela continue crescendo. Na maioria das vezes, por falta de planejamento, os custos acabam saindo do controle, fazendo com que o negócio deixe de evoluir. Mas o que fazer para driblar situações como essa?
Conversamos com Antonio Carlos de Matos, professor e consultor em gestão empresarial, e um dos especialistas do curso de Aceleração do Itaú Mulher Empreendedora, realizado em parceria com a FGV-SP, que destacou seis dicas essenciais para alavancar o crescimento de pequenas e médias empresas.
1. Não se desvie do objetivo principal: ganhar dinheiro
Por mais que os objetivos pessoais sejam importantes, é fundamental ter em mente que ganhar dinheiro deve ser a prioridade da empresa, afinal, sem lucro, os outros objetivos também não serão alcançados. “É comum ouvirmos que alguém abriu uma empresa para ter mais tempo ou se tornar seu próprio chefe. Quando as motivações são essas, por mais que a empresa tenha começado bem, possivelmente o empreendedor irá se esforçar para o lado errado, fazendo com que o negócio desande porque os objetivos eram outros, senão ganhar dinheiro”, afirma o consultor.

2. Observe seu cliente
Observar seu público-alvo, entender o que eles precisam e em que cenário estão inseridos, faz toda a diferença na hora de atrair, persuadir e fidelizar o cliente. Para atraí-lo, usar a criatividade, seja por meio das redes sociais, panfletos, parcerias ou até no famoso boca a boca, é essencial para descobrir qual canal de contato será mais eficiente. Segundo Antonio, é necessário ficar no caminho do cliente, pois se um potencial comprador não souber que você vende aquele produto ou serviço, basicamente, ele não existe: “Muitas pessoas abrem um negócio e ficam esperando aparecer um cliente porque não tem a disposição de fazer o público notar a empresa, o que é um grande erro”.
Depois de atrair o cliente, a persuasão é usada para influenciar positivamente na decisão de compra: “Ao parcelar ou oferecer descontos, você acaba viabilizando a compra e fazendo com que o cliente decida levar o seu produto”, exemplifica Antonio. Já proporcionar um bom atendimento ou facilitar a troca, são algumas estratégias eficazes de fidelização que podem garantir que o cliente compre novamente.

3. Estabeleça metas
Traçar um plano de chegada para a sua empresa também é imprescindível para atingir o sucesso e fazer com que ela continue crescendo. Estabeleça uma meta de lucros e, depois, qual o volume de vendas necessário para chegar até lá, considerando os custos fixos. “Se você tivesse investido o dinheiro aplicado na empresa, quanto isso renderia ao mês? Logo, o lucro do seu negócio precisa ser, no mínimo, o valor desse rendimento”, analisa o professor Antonio.

4. Gerencie os rendimentos da empresa
Alguns empreendedores cometem o erro de delegar completamente a gestão financeira e nunca verificar se o seu negócio está realmente dando lucro ou quais são as possibilidades reais de crescimento. Antonio pondera que a maioria se contenta com o dinheiro que está entrando, sem se dar conta de que ele não pertence inteiramente à empresa, já que parte daquele valor será usado para pagar os fornecedores, os impostos, os custos fixos, entre outros: “As pessoas se iludem com o dinheiro que entra sem se lembrar de todas essas questões e, no ímpeto de crescer, acabam se descontrolando financeiramente”.

5. Aprenda a separar o lucro
O lucro não deve ser uma visão do dinheiro que está entrando, mas do valor que superou os gastos, mensurado na apuração de resultados. É essencial realizá-la mensalmente para que, ao realizar qualquer retirada, você esteja pegando um valor referente a um lucro que, de fato, existiu. “O dono da empresa precisa analisar esses resultados todos os meses e agir constantemente para que esses números melhorem”, afirma Antonio.

6. Saiba como precificar o seu produto ou serviço
Entender como precificar o produto é outro fator determinante. O empreendedor precisa levar em consideração todos os custos fixos, os tributos, a estrutura da empresa, a mão de obra, o valor do concorrente e quanto o seu cliente está disposto a pagar, para só depois calcular o preço de venda. O essencial é sempre se atentar de que forma todos os gastos estão sendo cobertos por aquele preço.
O Itaú Mulher Empreendedora apoia, conecta, inspira e informa empreendedoras do Brasil, favorecendo a troca de experiências, a expansão da rede de contatos e o conhecimento, auxiliando-as na evolução de seus negócios. Acesse o site e saiba como fazer parte!