Se ao analisar sobre sua vida amorosa você percebe que seus ex-namorados possuíam muitas coisas em comum e se assusta com o “padrão” dos parceiros, saiba que não está só e que, segundo um recente estudo sobre comportamento realizado pela Universidade da Califórnia, o fenômeno é comum, natural e possui explicações simples.
Por que seus ex-namorados são tão parecidos?

Liderada pelo professor de psicologia Paul Eastwick, a pesquisa afirma que as pessoas podem sempre namorar um determinado tipo que, além de compartilharem o mesmo perfil psicológico, podem até apresentar semelhanças físicas que nem sempre estão relacionadas a preferências estéticas.
De acordo com o levantamento, não se trata de uma busca inconsciente pelo mesmo tipo de parceiros, mas sim a influência do ambiente em que a pessoa vive e frequenta que possui grande impacto nas escolhas.
Se seus ex-namorados, por exemplo, possuíam o mesmo grau de escolaridade ou seguiam a mesma religião é bem provável que faziam parte de um grupo social semelhante e, portanto, tinham bastante coisas em comum.
Para chegar à conclusão, o estudo analisou mais de 1 mil relacionamentos heterossexuais, atuais e do passado, de cada participante. No quesito atributos físicos, a semelhança entre os ex seria explicada por um mecanismo evolutivo, uma vez que indivíduos atraentes costumam também seduzir parceiros atraentes.
Relacionamentos amorosos
- Perdoar uma traição: como curar a relação após um caso de infidelidade
- “Doente de amor”: essa condição realmente existe?
- 9 sinais de que seu ex quer voltar com você