Vídeo gordofóbico do “Porta dos Fundos” gera inúmeras críticas: Porchat se pronuncia

https://www.instagram.com/p/CBHFAj_AAA2/?lite=1

O vídeo “Teste de covid”, produzido e publicado pelo grupo “ Porta dos Fundos” (que tem o costume de se posicionar em casos de injustiças com minorias), gerou revolta nas redes sociais.

A ideia era produzir um vídeo em que uma pessoa tivesse um organismo tão podre que o próprio coronavírus não iria querer ficar nele. O problema é que, mais uma vez, essa pessoa foi interpretada por um ator gordo.

A contradição e o espanto pela piada gordofóbica foram levantados por internautas nos últimos dias, e um vídeo da influenciadora Bianca Barroca fez com que Fabio Porchat se retratasse publicamente.

Gordofobia não é piada

https://www.instagram.com/p/CAjTi3egSc5/?lite=1

A criadora de conteúdo Bianca Barroca afirmou em seu vídeo que não é primeira vez que o Porta dos Fundos faz piadas gordofóbicas no canal de vídeos. “É ofensivo e afasta pessoas gordas da saúde”, alertou.

Ela explicou como a gordofobia médica afeta o acesso de muitas pessoas à saúde e relembrou o caso de um homem com covid-19 em São Paulo que teve dificuldade em fazer uma simples tomografia porque os hospitais não eram adaptados a pessoas com mais de 150 kg.

“Muito se fala sobre a pessoa gorda estar dentro do grupo de risco da Covid-19, mas antes de estar ou não em um grupo de risco, não me cabe decidir isso porque não sou médica, a pessoa gorda tem um acesso à saúde prejudicado por causa da gordofobia médica”

“Não é admissível que em 2020, com tantas pautas sobre minorias sendo levantadas, com tanta mídia em cima de pessoas falando pra gente aceitar pessoas diferentes, aceitar diversidade e respeitar o próximo, no meio de todo esse movimento, ver vocês… vocês se posicionam, eu vejo vocês se posicionando, contra o machismo, vejo vocês fazendo vídeos que não são vídeos homofóbicos, vejo vocês apoiando diversas minorias. Por que que em 2020 vocês ainda acham engraçado fazer piada com gordo?”

Fabio Porchat fez live com Bianca Barroca

https://www.instagram.com/p/CBMMbqBAcRi/?lite=1

Em dois dias, o vídeo de Bianca teve mais de 360 mil visualizações. O alerta da influenciadora passou a ser massivamente compartilhado por integrantes do chamado Movimento Corpo Livre, e o assunto chegou ao Porta dos Fundos.

“Para mim, o problema não é a ignorância, o problema é a burrice. Não saber, ninguém nasce sabendo, o problema é não querer aprender, aí é burrice, aí é outra história. A gente quer dar voz, quer ouvir e saber o que está acontecendo”, afirmou o humorista Fabio Porchat, que em nome do grupo Porta dos Fundos fez uma live com Bianca para tratar do caso de gordofobia.

A influenciadora criticou novamente os estereótipos que a mídia criou e ainda usa em relação a pessoas gordas e pediu uma nova abordagem para esse assunto.

Porchat tentou explicar o processo criativo do Porta dos Fundos. Ele afirmou que o roteiro dos vídeo passa por todos os profissionais antes de ir para a produção e que ninguém apontou gordofobia no texto.

https://www.instagram.com/p/CBMDjMQByr_/

“O vídeo não tinha indicação de gordo, a piada central era que uma pessoa estava com organismo estava tão podre que o vírus não gostaria de ficar nele”, disse o humorista. Independentemente disso, escalaram um ator gordo para o papel.

“Se você teve a intenção ou não, não importa, o que importa é que aquilo passou. A gente pode até falar ‘a gente não quis’, mas foi gordofóbico.”

Bianca revelou que também teve de passar por um processo de desconstrução para deixar de ver o corpo gordo como algo errado ou feio. Ela falou ainda da importância de assumirmos nossos erros e mudarmos.

Porchat pediu desculpas e afirmou que o Porta dos Fundos vai mudar o vídeo para que ele não propague mais a imagem errada do corpo gordo. Fabio assumiu que a gordofobia não era uma pauta tratada pelo grupo.

Não é possível mais ver o vídeo “Teste de covid” nas páginas do Porta dos Fundos.

Ator do vídeo se posicionou

https://www.instagram.com/p/B7ZgWaopYXO/?lite=1

O ator Fábio de Luca, que participou do vídeo com piadas gordofóbicas, agradeceu o alerta feito pelas pessoas e disse ter ficado muito emocionado com a repercussão do caso.

“Era uma coisa que eu não percebia. Eu fazia piada sobre mim por ser gordo. Isso já era tão natural que passou batido nos textos”, disse ao participar da live.

“A gente nunca quis magoar ninguém, a gente quer fazer rir. Mas esse alerta me fez enxergar de uma forma diferente, a gente faz piada para ser aceito. Gordo faz primeiro [a piada] para ninguém fazer, mas ninguém precisa [fazer piada], só precisa viver.”

Fabiana Karla fez crítica

https://www.instagram.com/p/CBMKPhKjXNQ/?lite=1

A atriz Fabiana Karla foi uma das pessoas que se posicionou contra a gordofobia na arte. Sem citar o caso diretamente, ela falou para pessoas gordas que foram atingidas pelo vídeo para esqueceram de tudo isso. “Esqueçam isso e entrem todos pela porta da frente porque vocês não são piada, vocês são protagonistas.”

Fabiana afirmou ter ficado perplexa com a “ignorância de ainda associarem o corpo gordo a desleixo e a doença”.

“As pessoas que escrevem piadas gordofóbicas são as mesmas que falam em empatia na internet, mas escorregam em algo que pode afetar seriamente o psicológico de muita gente. Olha, fico triste, desculpa colegas, mas não posso me calar, porque vocês não pensaram na gorda aqui.”

“O que mais me estarrece é quanto o engajamento pode ser seletivo e contraditório”, disse ainda Fabiana, que pediu a retirada do vídeo do ar.

https://www.instagram.com/p/CBJ4ztWjRHD/

Gordofobia