Viver uma experiência religiosa juntos fortalece o casamento, diz estudo

Casais que rezam juntos, permanecem juntos. Pelo menos é o que indica um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, que apontou que parceiros envolvidos em atividades religiosas têm casamentos mais fortalecidos, independentemente da crença.

Como a religião pode fortalecer o casamento

Participar de atividades religiosos em igrejas, mesquitas, sinagogas ou outros locais de culto ajuda a fortalecer os casamentos, especialmente na idade adulta, diz o estudo publicado no dia 22 de outubro no American Psychological Association’s Journal of Psychology of Religion and Spirituality.

O levantamento se concentrou em centenas de casais, a maioria deles juntos há cerca de 30 anos, e descobriu que os parceiros que não se identificavam inicialmente como religiosos, mas frequentemente se engajavam em atividades comuns com seu parceiro, aumentaram seu envolvimento com o culto e a religião ao longo do estudo.

“Dedicar-se a hobbies conjuntos e encontrar coisas que casais podem fazer juntos é importante e pode ajudar a fortalecer o relacionamento. Talvez esse hobby esteja se envolvendo mais na igreja”, afirmou Victoria King, autora da pesquisa.

O estudo mediu o nível de devoção de cada casal, avaliando o quão importante a religião era para eles, e também com que frequência os pares compareciam a serviços religiosos, como missas, por exemplo.

Os especialistas também avaliaram as atividades das quais cada casal participava, como andar de bicicleta, experimentar novos hobbies ou fazer viagens de fim de semana.

Pesquisas anteriores mostraram que, à medida que os indivíduos envelhecem, a religião muitas vezes se torna uma prioridade em suas vidas. King explicou que, como a maioria das religiões enfatiza a santidade do casamento e da unidade familiar, faz sentido que o envolvimento religioso encoraje os casais a darem valor a fazer coisas juntos e manter suas famílias fortalecidas.

Casamentos