Nada mais desagradável do que receber uma picada de pernilongo, não é? Coceira intensa, vermelhidão e inchaço são reações comuns – e, às vezes tão intensas, que muitas pessoas recorrem a soluções caseiras que prometem agir rapidamente.
Entre elas, há quem diga que é eficiente aplicar desodorante roll-on diretamente sobre a picada. Será que essa prática realmente funciona? Saiba abaixo:
Desodorante “cura” picada de pernilongo?

A primeira reação do corpo quando um pernilongo pica – injetando saliva na pele – é liberar histamina, substância responsável pela coceira, pela vermelhidão e pelo inchaço característicos.
Por mais que seja uma reação inflamatória natural e, na maioria das vezes, desapareça sozinha em poucos dias, o uso de desodorante roll-on pode, sim, provocar uma sensação momentânea de alívio.

No entanto, não há comprovação científica de que o desodorante reduza a inflamação ou trate a reação alérgica provocada pela picada. O efeito, quando ocorre, tende a ser passageiro.
Riscos
Se a fórmula do desodorante roll-on contar com álcool, a tendência é o desenvolvimento de uma dermatite de contato, principalmente em pessoas com pele sensível ou em crianças.
Para aliviar a coceira de forma segura, o mais indicado é fazer compressas frias e utilizar loções calmantes específicas para picadas de inseto.






