Você consegue achar as referências ocultas nestas 6 imagens? Ilustrador viraliza com desafios

por | jul 9, 2020 | Comportamento

Um ilustrador de Fortaleza (CE) tem feito sucesso na internet com desafios no Instagram. Os desenhos trazem referências de novelas, bairros de diferentes cidades, filmes, cantores… e os internautas ficam só na espera das respostas e das próximas ilustrações.

Em entrevista ao VIX, Abner Dangelo, de 39 anos, conta que seus desenhos têm chegado a pessoas de diferentes idades e estão servindo de distração para muita gente durante a quarentena. “Costumam dizer ‘estou esperando o desafio para colocar no grupo da família’. Todo mundo curte.”

Desafios de imagens eram no papel antes

Dangelo explica que desenha desde pequeno. Quando ia para a escola, usava o dinheiro do lanche para comprar revistas em quadrinho e álbuns de figurinha. As figuras serviam de inspiração para o menino, que desenhava animais e super-heróis nos cadernos e até nas paredes.

Mais tarde, filmes como “Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!” e “Corra que a Polícia Vem Aí” também passaram a inspirar o ilustrador. “São filmes que a gente assiste 30 vezes e, aos poucos, vai percebendo, no fundo, referências.”

Em um folha de papel, Dangelo desenhava várias imagens. Depois, pedia para amigos e irmãos encontrarem as referências que havia colocado na ilustração. Era o começo dos desafios.

Quando ele passou a trabalhar com mesa digitalizadora para desenho, as ilustrações de Abner Dangelo foram parar no Instagram. O primeiro desafio foi de bandas nacionais.

“No dia seguinte, uma aluna me marcou falando que haviam descoberto meu talento. O desenho rodou sem muita gente saber que era meu”, explicou Dangelo, que também é professor de língua portuguesa.

Nesse primeiro desafio, ele conta que fez uma assinatura discreta, o que mudou após a ilustração viralizar. Agora, os desenhos levam sua @ do Instagram.

Internet ajuda nas pesquisas

O ilustrador afirma que a grande maioria das pessoas agradece os desenhos e curte, mas um ou outro reclama porque o bairro em que mora não estava na ilustração ou porque Dangelo cometeu algum erro.

“É até bom explicar: sou de Fortaleza e conheço por cima uma cidade ou outra do Brasil. Eu tento me basear pela internet, pelo Wikipédia. É feita uma pesquisa em mais de um site, mas às vezes escorrega alguma coisa.”

Dangelo dedica de duas a três horas por dia aos desenhos, e um desafio como esses que têm feito sucesso no Instagram precisa de dois dias para ficar pronto, em média.

Aqui vai um alerta spoiler: vamos desvendar uma das ilustrações de Dangelo sobre São Paulo. Se não quiser saber respostas do desafio acima, é só pular o próximo parágrafo.

Em relação à capital paulista, o ilustrador de Fortaleza desenhou um tatu andando apenas com as patas traseiras. É o tatu à pé… Tatuapé. Há também um mulher que se queimou demais sob o sol e está com insolação. Consolação, sabe?

Forma de se comunicar e até ganhar dinheiro

As ilustrações de Dangelo são sua forma de se expressar. Ele não canta ou toca instrumentos, mas sabe desenhar.

Além disso, depois do sucesso que tem feito com as ilustrações, começou a fechar alguns projetos pagos também. “Eu sou professor e, esporadicamente, conseguia tirar dinheiro com o desenho. Depois do ‘boom’, realmente, apareceram mais oportunidades”, explica o ilustrador, que já fechou trabalhos com fábrica, cervejaria e até prefeitura.

“A experiência é boa, ao mesmo tempo cansativa. Eu que dou conta de tudo, com alguma ajuda da esposa: responder, desenhar, negociar com cliente, postar. Mas é gratificante.”

Dangelo sabe como é difícil trabalhar com arte e ser reconhecido por isso. “Agora estou dando entrevista, tenho meus desenhos circulando, divertindo as pessoas nesse momento de quarentena. É uma forma de relaxar e esquecer um pouco dos problemas. A gente esquece até um pouco do cansaço porque esse retorno é muito bom.”

Redes sociais