A 75ª edição do Globo de Ouro foi diferente de tudo que já se viu. Muito mais do que uma premiação, a cerimônia se tornou um grande protesto, que uniu atrizes, atores, diretores e produtores. O movimento, que recebeu o nome de “Time’s Up” (algo como “acabou a hora”, em português), foi iniciativa encoraja de apoio a vítimas de abuso, seja na indústria cinematográfica ou em outros setores profissionais.
Protesto no Globo de Ouro
O que foi o Movimento Time’s Up?
Diversas estrelas surgiram vestidas de preto na premiação para protestar contra a desigualdade de gênero e os inúmeros episódios de assédio sexual em Hollywood. O dress code especial tomou conta do prêmio e foi aderido por grande parte dos que estavam presentes. Alguns ainda apareceram usando um broche do movimento “Time’s Up”, como foi o caso do cantor Justin Timberlake e do ator Norman Reedus (da série “The Walking Dead”).
Discursos no prêmio
Para dar ainda mais ênfase à causa, também não faltaram discursos empoderados de mulheres que foram premiadas ou receberam alguma homenagem no evento, como foi o caso da apresentadora Oprah Winfrey. Lembrada pelo conjunto de sua obra, ela afirmou que foi a primeira mulher negra a receber tal prêmio e discursou sobre a força das mulheres.
Convidadas empoderadas
Outra surpresa no tapete vermelho e na plateia da cerimônia foram algumas presenças ilustres de mulheres que são grandes estrelas, mas em outros campos muito diferentes do cinema – e que talvez nunca teriam pisado em uma premiação como essa se não fosse pela revolução que já fizeram.
Levadas ao evento como acompanhantes de atrizes como Meryl Streep e Emma Watson, estavam ali diversas representantes de movimentos sociais, entre elas Marai Larasi, diretora de uma ONG que combate a violência de gênero contra meninas e mulheres negras, e Tarana Burke, criadora do movimento #metoo, que estimulou mulheres do mundo inteiro a denunciarem através das redes sociais os abusos que vivenciaram.
Com tantas mudanças no roteiro do Globo de Ouro, a expectativa agora fica em torno das próximas premiações que ainda vão acontecer ao longo do ano, como o Oscar e o Grammy. O primeiro passo já foi dado!
Fotos do Globo de Ouro
Para entender a desigualdade de gênero
- 6 motivos que provam a desigualdade entre homens e mulheres no cinema
- Ilustrações que explicam muito sobre as diferenças entre homens e mulheres
- Mulheres trabalham mais horas por semana e ganham menos que os homens