4 superações de Preta Gil que inspiram e ensinam sobre beleza, relacionamentos e mais

por | jan 20, 2023 | Empoderamento

Há anos, Preta Gil deixou de ser conhecida apenas como filha de Gilberto Gil – e ser cantora também não é a única coisa que ela faz com excelência.

Para além da carreira, Preta traz ao público ensinamentos com a própria experiência de vida, que é marcada por obstáculos muito bem contornados com empoderamento, aceitação e surras de beleza real.

Segura, confiante e dona de uma autoestima invejável, Preta sabe como propor debates e reflexões – e, mesmo sabendo que não é unanimidade, encara tudo com muita coragem.

Relembre momentos em que a cantora foi inspiradora, combateu preconceitos e deu a volta por cima em meio a críticas:

Preta Gil: 4 momentos e atitudes de superação

Combate à gordofobia e a padrões de beleza

Lançado em 2003, o álbum de estreia de Preta Gil já dava indícios de que a cantora não passaria despercebida. Além de apresentar a voz da artista, o disco ainda trazia na capa e no encarte fotos da famosa completamente nua.

E o que “chocou” o público não foi a nudez em si, mas sim o fato de uma mulher com corpo “fora dos padrões” parecer tão confortável com a própria imagem.

Na época, Preta foi alvo de piadas e comentários maldosos relacionados a seu peso – algo que enfrenta até hoje ela, mas de forma bem diferente. Se antes ela sofria, hoje ela encara o assunto com grande naturalidade.

Em entrevistas, a cantora já contou diversas vezes que brigou muito com a balança, que chegou a tomar remédio e passar por procedimentos cirúrgicos para perder peso. Em 2017, em um bate-papo com a atriz Ingrid Guimarães no programa “Além da Conta” (GNT), Preta afirmou descreveu esta época da vida com tristeza.

“Eu caí nessa armadilha e achei que emagrecer ia resolver a minha vida. Emagreci muito. Tomei sibutramina, tudo isso que deixa você histérica. Fiz lipoaspiração e hoje, depois de muita terapia, acho que foi um ato de automutilação”, afirmou a cantora, que faz questão de mostrar seu corpo como ele é.

Preta Gil é, atualmente, uma das vozes mais atuantes na luta contra a gordofobia e, em seu perfil no Instagram, publica constantemente fotos posando de biquini e provando que se sente muito bem consigo mesma. A atitude, aparentemente banal, inspira e dá forças a outras mulheres que, assim como ela, sofrem ou já sofreram preconceito por não exibirem um corpo magro.

Beleza real sempre à mostra contra o etarismo

Além de falar abertamente sobre as pressões que as mulheres sofrem para emagrecer Preta também dá importantes depoimentos sobre preconceitos com relação à idade e, sempre que pode, publica fotos sem filtro ou maquiagem, deixando visíveis rugas, marcas de expressão e até cabelos brancos.

Em seu mais recente aniversário, por exemplo, a famosa celebrou os 48 anos compartilhando uma série de fotos em que aparece completamente sem maquiagem. “Hoje estou aqui pra vocês, sem make do jeito que sou, com as marcas que tenho e com uma vivência muito linda! Se eu pudesse falar pra Preta de 20 anos pra ela se amar e se aceitar como eu me amo hoje, teria evitado tantas dores”, declarou na postagem.

Para finalizar, a cantora ainda deixou um conselho aos fãs: “Por isso hoje eu digo para vocês que me seguem, se amem, se aceitem, busquem se cercar de pessoas que te valorizem do jeito que você é. Não é fácil, mas é totalmente possível”.

Relacionamento inspirador apesar de críticas

https://www.instagram.com/p/CnUMnGMLQ5e/

Casados desde 2015, Preta Gil e Rodrigo Godoy formam hoje um casal bastante admirado pelo público. No início, porém, ambos foram alvo de duras críticas. A cantora foi julgada por ser 14 anos mais velha do que o marido que, segundo comentários maldosos, ainda seria “bonito demais” para ela.

Em 2020, no dia em que celebravam mais um ano de casamento, Preta publicou um vídeo celebrando a data e, na legenda, além de escrever uma bela declaração de amor ao companheiro, revelou que poucos acreditavam em seu relacionamento. “Teve aposta e bolão que não durava 1 ano”, comentou.

Recentemente, no dia do aniversário de Rodrigo, Preta homenageou o marido com uma bela mensagem sobre amor e companheirismo. “Você sempre foi meu colo, meu abraço de conforto, meu parceiro e meu amor para tudo que eu viesse enfrentar, e nesse momento tão difícil não foi diferente”, escreveu a cantora, após receber o diagnóstico de câncer.

Luta serena contra câncer no instestino

Atualmente, Preta Gil se prepara para uma das mais difíceis batalhas de sua vida. No início do mês, a cantora anunciou que havia sido diagnosticada com um câncer no intestino e que, em breve, daria início a seu tratamento. Logo após o comunicado, ela recebeu uma chuva de mensagens de apoio e já sinalizou que deve continuar inspirando com sua força e otimismo.

Em um vídeo publicado no Instagram, Preta disse que seus dias têm sido difíceis e de muita reflexão, mas que também são marcados por uma transformação muito profunda. “Eu estou muito confiante que vou sair dessa vitoriosa, eu não tenho nem duvidas disso”, disse.

Ao longo da gravação, a cantora também fez questão de dizer que fará um vídeo toda semana para dizer aos seguidores como está e aproveitou para agradecer: “Não sei nem explicar em palavras, só sei sentir e transformar todo esse amor que estou recebendo em cura – e assim vai ser”.

Famosas inspiradoras