Evite hábitos que podem trazer contaminação para a sua saúde e a da sua família!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 33 milhões de pessoas morrem a cada ano devido à ingestão de alimentos não seguros. Ou seja, quando eles não são lavados ou conservados corretamente, na maioria das vezes.
E a mudança deve começar na hora de cozinhar! Dessa forma, confira abaixo 4 erros comuns que são cometidos na cozinha e que podem comprometer sua saúde e de sua família.
3 erros de higiene na cozinha
1. Esperar a comida esfriar para armazenar na geladeira

As sobras da refeição que ficam na boca do fogão por muito tempo representam a oportunidade perfeita para muitas bactérias se multiplicarem ali. Enquanto algumas se replicam em ambientes de 25ºC, outras preferem em 30, 35ºC e assim por diante.
Logo, a dica é deixar a comida por, no máximo, até 2 horas na temperatura ambiente. Além disso, vale lembrar que o hábito não danifica a sua geladeira, pois o vento gelado do eletrodoméstico é mais denso do que o ar quente que ainda pode residir na panela, e não o contrário.
2. Higienizar frutas e legumes com vinagre

É verdade que o vinagre é um aliado para higienizar algumas superfícies domésticas e até mesmo tirar o cheiro de suor das roupas. No entanto, na cozinha, ele é um dos erros quando o assunto é a melhor opção lavar frutas e legumes, como muitos acreditam.
Na verdade, a água sanitária é a responsável por extinguir totalmente diversos microrganismos e sujidades presentes nestes alimentos, que vêm diretamente do contato com a terra, segundo o Ministério da Saúde.
3. Usar os mesmos utensílios para mexer com ingredientes crus e cozidos

Se o alimento contém microrganismos que serão eliminados no cozimento, ele provavelmente precisa ser cozido antes de ser consumido.
Assim, se você usa a mesma faca com ele e com um tomate, por exemplo, que é cru, é possível que as bactérias passem da faca para a fruta até chegar a você e em quem vai comer a refeição.