O blog Colorful Canary, defensor de uma vida completamente natural e livre de produtos químicos, compilou maneiras de conservar o alface compartilhada por outros bloggers naturebas e de culinária. Separamos as três mais inusitadas e que podem acrescentar novos sabores à sua dieta.
Leia também:
Como lavar alface do jeito certo para evitar contaminações
Sopa de ervilha, hortelã e alface ajuda a eliminar gordura
Receita simples de salada de alface com banana
Conserva de alface
O blog Rake and Make, que também experimenta uma vida mais natural e à moda antiga, compartilhou uma receita de uma leitora de alface fermentado. Tudo que você precisa é de alface, sal marinho e água!
Certifique-se de lavar o alface completamente. Mergulhe as folhas em uma tigela grande com água e adicione uma colher de sopa de sal marinho. Deixe descansar por uma hora e meia e depois agite a água para garantir que a alface fique totalmente limpa.
Então, puxe um punhado de alface e coloque-o em uma peneira. Polvilhe a alface com sal marinho e, em seguida, coloque a folha em um frasco de boca larga. Quando toda a alface estiver no vidro, não se esqueça de esmagá-la para baixo. Você pode adicionar também uma colher de chá de alho picado e meia colher de chá de pimenta vermelha esmagada.
Mantenha o frasco fechado e monitore duas vezes por dia. Dentro de oito a dez horas, toda a salmoura deve cobrir quase completamente a alface. Se isso não acontecer, adicione um pouco mais de água. Depois de dois dias, coloque o frasco na geladeira e está pronto para servir.
Chips de alface
The Domestic Man, um blog que sugere receitas à la paleolítica inspiradas na cozinha tradicional e internacional ensina uma receita de chips de alface.
Chips de alface têm um gosto diferente porque mantêm uma pitada de amargura e derrete na boca. Eles são incrivelmente leves, então, você provavelmente vai acabar comendo tudo em uma sessão. A sugestão é cozinhá-los no forno, de um jeito rápido, mas também é possível obter o mesmo resultado com um desidratador de alimentos.
Você vai precisar de alface, um pouco de azeite, um pouco de sal e outros temperos (opcional). Pré-aqueça o forno a 275 graus e separe sua alface em pedaços do tamanho de chips.
Em uma tigela, misture a alface com o azeite, e polvilhe um pouco de sal marinho. Coloque a alface em uma única camada em uma assadeira e asse por 10 a 20 minutos. Verifique, se em 10 minutos as folhas estiverem crocantes, estão prontas!
Alface desidratado
A blogueira Jess Sherman ensina como preparar alface em pó. É barato e superalimento que pode ser adicionado ao molho de espaguete, macarrão com queijo, smoothies, sucos e picolés. Quanto mais fino o pó, mais ele desaparece. Rúcula, mostarda e salsa também funcionam bem, embora sejam um pouco amargas e mais indicadas para pratos salgados. Couve, folhas de beterraba é só cozinhar cerca de 50% do tempo.
Em primeiro lugar, tire os talos dos vegetais e pulse as folhas no processador de alimentos. Cozinhe-os suavemente por alguns segundos, porque são mais digeríveis após cozidos a vapor.
Leve-os ao desidratador por cerca de 24 horas (isso vai depender do tipo de aparelho que você tem) ou você também pode secá-los sob fogo muito baixo no forno.
Quando os vegetais estiverem murchos e crocantes, coloque-os no liquidificador e bata até virar em pó. Você pode usar em panquecas, bolos, ovos mexidos, iogurte e sopa. Ele só não dissolve bem quando adicionado diretamente ao sumo de fruta.