5 dicas para ter uma casa mais sustentável

por | dez 5, 2014 | Casa

A sustentabilidade já faz parte também da decoração e do design das casas, e a melhor notícia é que com algumas atitudes simples é possível tornar o lar – e o dia a dia – mais sustentável. Além de contribuir com a saúde do meio ambiente, você ainda economiza no orçamento doméstico e deixa a casa mais agradável. Confira.

Recicle

Crie o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável diariamente e procure saber onde há um ponto de coleta próximo a sua casa. Atente-se também ao descarte correto de lixo eletrônico – como pilhas, baterias e equipamentos de informática – e evite utilizar materiais descartáveis – como pratos, copos e sacolas plásticas.

Economize energia

Além de tornar a casa mais amiga do meio ambiente, esse hábito vai ajudar a controlar o orçamento doméstico. Evite deixar luzes acesas sem necessidade e desligue equipamentos eletrônicos quando não estiver utilizando. Além disso, prefira as lâmpadas de LED para iluminar os ambientes – elas consomem menos e energia e duram mais tempo.

Use tintas ecológicas

Você sabia que existem também tintas naturais para pintar a casa? Elas são produzidas com matérias-primas naturais e não contêm produtos químicos sintéticos ou derivados do petróleo.

Cultive plantas

Além de decorar a casa, as plantas ajudam a desintoxicar e renovar o ar. A jiboia, hera e lírio-da-paz são algumas das plantas que purificam o ar.

Aproveite a luz natural

Procure aproveitar ao máximo a luz natural e economize energia. Para isso, invista em janelas grandes, teto solar, paredes vidro ou de cor clara e espelhos para refletir a luz e clarear o ambiente.

Leia também:
Jardim no telhado: beleza e sustentabilidade
P
lantas ajudam a refrecas o ambiente e torná-lo mais bonito
E
specialista dá dicas para economizar e enxugar a conta de luz